Bolsas dos EUA mistas com proibição das importações de petróleo russo

Os investidores analisam o efeitos das sanções aplicadas à Rússia devido à invasão à Ucrânia. Dow Jones avança enquanto Nasdaq aprofunda "bear market".

As bolsas dos EUA arrancaram a sessão com desempenhos mistos, no rescaldo das fortes perdas do dia anterior, em que o índice Nasdaq entrou oficialmente em bear market, ou seja, já afundou mais de 20% desde o pico alcançado em novembro. Os investidores avaliam esta terça-feira o impacto do aumento dos preços do petróleo e de novas sanções do Ocidente à Rússia, por causa da invasão à Ucrânia.

A condicionar as negociações está a notícia de que a Casa Branca deverá anunciar ainda esta terça-feira a proibição das importações de energia da Rússia, uma sanção significativa que visa castigar o Kremlin pela invasão da Ucrânia. A proibição deverá abranger as importações de petróleo, gás natural liquefeito (GNL) e carvão, sendo que a União Europeia não deverá participar nesta medida.

Neste contexto, o industrial Dow Jones sobe 0,21%, para 32.885,17 pontos, e o financeiro S&P 500 negoceia junto da linha de água, avançando 0,04%, para 4.202,66 pontos. O tecnológico Nasdaq foge à tendência, perdendo 0,24%, para 12.800,04 pontos.

Em destaque está a Caterpillar, cujos títulos avançam 4,42%. Também as empresas do setor do petróleo registam ganhos, com a Chevron a subir 2,70% e a ExxonMobil a somar 2,72%.

A notícia da proibição das importações de petróleo russo pelos EUA também está a dar gás aos preços do petróleo. O Brent sobe 5,3%, para 129,8 dólares o barril, enquanto o WTI avança 4,8%, para 125,12 dólares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsas dos EUA mistas com proibição das importações de petróleo russo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião