Preço grossista da luz vai descer 13% após recorde, para 472,97 euros por MWh

Após dois dias consecutivos de recordes, o preço grossista médio da luz atingirá na quarta-feira 472,97 euros/MWh, isto é, um decréscimo de 12,86% face ao registado esta terça-feira.

Depois de ter batido recordes por dois dias consecutivos, o preço da eletricidade no mercado grossista vai aliviar. Na quarta-feira, o MWh (megawatt-hora) atingirá uma média de 472,97 euros em Portugal, o que representa um recuo de 12,86% face à média de 542,78 euros por MWh registada esta terça-feira.

O valor vai oscilar significativamente durante o dia. Na quarta-feira, o mínimo será de 356,74 euros por MWh e o máximo de 605 euros por MWh, de acordo com os dados provisórios da Omie, o operador do mercado ibérico, publicados esta manhã. O preço deverá ser o mesmo para Espanha.

Esta descida surge também numa altura que os preços do gás estão a aliviar. Esta terça-feira, a cotação do gás está a recuar 11,51% para os 201,03 euros por megawatt hora (MWh), segundo o Barchart. Este valor que contrasta com o recorde de 320 euros alcançado na segunda-feira de manhã.

Nos últimos dias, os preços da energia têm aumentado significativamente, com a invasão da Rússia à Ucrânia a agravar os constrangimentos já sentido no mercado devido à pandemia. Neste contexto, enquanto os EUA vieram sinalizar que estão dispostos a avançar com uma proibição ao petróleo russo, a Alemanha, o maior comprador do petróleo russo, rejeitou planos para embargar importações energéticas da Rússia.

(Notícia atualizada pela última vez às 12h42)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preço grossista da luz vai descer 13% após recorde, para 472,97 euros por MWh

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião