Shell renuncia ao petróleo russo após críticas

  • Joana Abrantes Gomes
  • 8 Março 2022

A petrolífera anunciou que deixará de comprar petróleo e gás provenientes da Rússia, na sequência da invasão da Ucrânia. Todas as suas estações de serviço no país serão encerradas.

A Shell tenciona deixar de comprar petróleo, gás natural e gás natural liquefeito (GNL) à Rússia de uma “forma faseada”. O anúncio foi feito esta terça-feira pela petrolífera, num comunicado em que informa que cessa, no imediato, as compras spot de petróleo russo.

A empresa foi criticada na semana passada por ter comprado petróleo russo, já depois da invasão da Rússia à Ucrânia, ordenada pelo Kremlin. “Estamos bastante conscientes de que a nossa decisão na semana passada de comprar uma carga de petróleo russo para ser refinado em produtos como gasolina e gasóleo […] não foi a correta e pedimos desculpa“, assume o diretor executivo da Shell, Ben van Beurden, citado no comunicado.

A petrolífera irá também alterar a sua cadeia de abastecimento de petróleo bruto para remover os fornecimentos russos, mas avisou que pode levar semanas a concluir o processo e conduzir a uma redução da produção em algumas das suas refinarias. Além disso, a empresa vai encerrar estações de serviço e operações de lubrificantes e combustíveis para aviação na Rússia.

“É um desafio complexo”, desabafa a Shell, argumentando que “mudar esta parte do sistema energético exigirá uma ação concertada de governos, fornecedores de energia e clientes, e uma transição para outros fornecimentos de energia levará muito mais tempo”.

A empresa garante que irá trabalhar com parceiros de ajuda e agências humanitárias envolvidas na ajuda à população ucraniana para determinar onde aplicar o dinheiro de um fundo para o qual serão alocados “os lucros das quantidades limitadas e remanescentes de petróleo russo”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Shell renuncia ao petróleo russo após críticas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião