5 coisas que vão marcar o dia

Combustíveis voltam a aumentar. Conselho de Estado analisa situação na Ucrânia. Guerra e Fed trazem mais turbulência aos mercados. Leão participa no Eurogrupo.

Atestar o depósito fica (ainda) mais caro. Conselho de Estado olha para a Ucrânia. Mercados financeiros prepara-se para mais turbulência. TAP celebra 77 anos. Resumimos cinco coisas que vão marcar o dia.

Gasolina e gasóleo voltam a subir

Já em valores nunca antes vistos, os preços dos combustíveis voltam a aumentar esta segunda-feira. O preço da gasolina pode subir cerca de nove cêntimos por litro, enquanto o gasóleo deve encarecer 13 cêntimos (já com os descontos do ISP), aproximadamente, estimou o Governo na sexta-feira. A subida acompanha a evolução do barril de petróleo e derivados nos mercados internacionais, impulsionado pela guerra na Europa.

Conselho de Estado analisa Ucrânia

Marcelo Rebelo de Sousa vai presidir a um Conselho de Estado dedicado à situação na Ucrânia. O encontro deve começar às 15h00 no Palácio da Cidadela, em Cascais. O Presidente da República consulta os conselheiros de Estado numa altura em que a invasão russa à Ucrânia continua sem fim à vista, deixando um rasto de morte e destruição naquele país.

Turbulência nos mercados

A guerra na Europa não está só a fomentar uma grave crise humanitária. A invasão virou os mercados do avesso e impulsionou os preços das matérias-primas, um impacto que se vai refletir, mais cedo ou mais tarde, no dia-a-dia dos cidadãos comuns. Os investidores vão estar atentos à evolução dos preços da eletricidade, do gás e do petróleo, mas também do trigo e de outros cereais. As negociações serão fortemente influenciadas esta semana pela reunião de política monetária da Fed, que deverá aprovar uma subida das taxas de juro.

Leão em Bruxelas participa no Eurogrupo

A semana de João Leão começa em Bruxelas (Bélgica). O ministro das Finanças vai participar numa reunião do Eurogrupo, o grupo informal de titulares da pasta das finanças na Zona Euro. Na agenda estão temas como a coordenação da política orçamental para 2023 e a preparação da Cimeira do Euro, que terá lugar em 24 e 25 deste mês. Acompanhado pelo secretário de Estado das Finanças, João Nuno Mendes, o ministro João Leão pernoita na capital belga para participar, terça-feira, no mais alargado Ecofin, onde os ministros das Finanças da União Europeia irão discutir, entre outros temas, o impacto das sanções aplicadas à Rússia e a aplicação da taxa mínima global de IRC de 15%.

TAP celebra 77 anos a voar

A TAP comemora hoje 77 anos. Desde o início do mês que está em “festa”, oferecendo descontos relacionados com a ocasião. Para assinalar a data, vai inaugurar esta manhã uma exposição no Museu do Ar, em Pêro Pinheiro. Celebrar a efeméride terá outro sabor, tendo em conta que o fecho da empresa chegou a estar em cima da mesa no último ano. A pandemia foi particularmente difícil para a companhia aérea, parando o setor e deixando a TAP numa precária situação financeira. Desde então, está sujeita a um rigoroso plano de reestruturação que levou à saída de milhares de trabalhadores. A cerimónia deve contar com a CEO, Christine Ourmières-Widener, bem como alguns governantes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião