Do álcool aos diamantes, Biden lança novas sanções à Rússia

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, vai impor novas restrições à Rússia, juntamente com os membros da NATO. Importação de marisco, álcool e diamantes ficará proibida.

Os EUA, juntamente com os seus aliados, vão impor novas sanções à Rússia no seguimento da invasão da Ucrânia, anunciou Joe Biden esta sexta-feira em conferência de imprensa da Casa Branca.

Juntamente com membros da União Europeia e do G7, como o Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido e a União Europeia, Biden anunciou uma série de medidas para “responsabilizá-lo [Putin] ainda mais pela sua agressão à Ucrânia”.

Os EUA, e o G7, irão realizar esforços conjuntos para revogar o estatuto de Nação Mais Favorecida da Rússia, um estatuto concedido a parceiros comerciais internacionais de modo a garantir o comércio não discriminatório entre os membros da Organização Mundial do Comércio. Adicionalmente, o G7 irá ainda aprovar o corte de privilégios de financiamento junto das principais instituições financeiras, como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial.

A elite russa, e as suas famílias, também serão alvo de novas sanções económicas. Entre os alvos destas novas sanções encontram-se o bilionário Yury Kovalchuk, os membros executivos dos bancos sancionados pelos EUA, bem como os membros da Duma, câmara baixa do parlamento russo, que aprovaram a legislação que reconhece as regiões da “República Popular de Donetsk” e “República Popular de Luhansk”.

As novas sanções económicas irão cortar os sancionados do sistema financeiro dos EUA, congelar os seus ativos no país, e a sua entrada nos EUA também será proibida, pode ler-se em comunicado.

A exportação de bens de luxo de relojoaria, veículos, vestuário, álcool, joalharia, e outros produtos frequentemente exportados para a Rússia, também será proibida. Estas restrições irão afetar bens de luxo americanos no valor de 550 milhões de dólares anuais. Em linha com esta medida, também as importações de determinados produtos russos serão proibidas.

Bens provenientes da Rússia como produtos do mar, bebidas espirituosas como a vodka, e diamantes não industriais, ficarão proibidos de ser importados para os EUA. Desta forma, será negado à Rússia uma receita em exportações com um valor combinado de mil milhões de dólares. Os EUA admitem ainda a possibilidade de aplicar novas restrições sobre bens importados “conforme apropriado”, pode ler-se em comunicado.

O Tesouro dos EUA, através de novas orientações, irá inclusive clarificar que todas as sanções contra a Rússia se aplicam, quer uma transação ocorra através de moeda fiduciária, ou moeda virtual. A entidade irá também monitorizar e fiscalizar quaisquer tentativas de contornar as sanções em vigor, mesmo através de moedas virtuais, de modo a promover a conformidade.

Por fim, Biden divulgou que já foram impedidos investimentos americanos no setor energético russo, e será dada ordem executiva para banir os novos investimentos em quaisquer setores da economia do país. O presidente americano acrescentou também que irá enviar dinheiro e armas para a Ucrânia de modo a salvar a sua população, mas alertou: “Não iremos lutar numa guerra contra a Rússia na Ucrânia”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Do álcool aos diamantes, Biden lança novas sanções à Rússia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião