Encher depósito de 50 litros custa 8% do salário médio português

  • ECO
  • 14 Março 2022

Portugal está entre os países da União Europeia com uma taxa de esforço maior na altura de encher o depósito do carro. Para quem recebe o salário mínimo, supera mesmo os 12%.

Um português a auferir o salário líquido médio (1.200 euros) em Portugal gasta 8% do seu vencimento mensal a encher um depósito de 50 litros de gasóleo ou de gasolina (95,85 euros e 90,6 euros, respetivamente) atualmente, após o aumento expressivo nas últimas duas semanas do preço dos combustíveis por causa da invasão russa na Ucrânia, calculou o Jornal de Notícias. Na Grécia, República Checa, Bulgária, Roménia, Croácia, Letónia, Lituânia e Hungria, a taxa de esforço é semelhante ou superior à de Portugal.

No Chipre, Malta e Eslovénia, países com um salário líquido médio semelhante ao de Portugal, as taxas de esforço situam-se nos 4% nos primeiros dois e 6% neste último. Em Portugal, aplicando o cálculo ao salário mínimo (705 euros brutos), a taxa de esforço sobe para os 12,5%. Se precisar de encher o depósito do carro duas vezes por mês, 25% do salário vai para os combustíveis.

Segundo os valores cobrados a 7 de março, para ser possível comparar com os outros Estados-membros da União Europeia, o custo de um depósito de 50 litros varia entre os mínimo da Hungria por 61 euros e os máximos da Alemanha por 103 euros ou da Suécia por 119 euros. Porém, nos países mais ricos da UE, a taxa de esforço face ao salário fica pelos 4%, mesmo quando o valor por depósito é o dobro do português.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Encher depósito de 50 litros custa 8% do salário médio português

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião