Petróleo afunda quase 7% para os 105 dólares

Os preços do petróleo continuam a cair e o barril de Brent já transaciona perto dos 105 dólares, com sinais positivos nas negociações entre Rússia e Ucrânia e numa semana decisiva para os mercados.

Os preços do petróleo continuam a afastar-se dos máximos alcançados nas últimas semanas. As quedas das cotações do “ouro negro” chegam perto dos 7% esta segunda-feira, aliviando, em certa medida, as preocupações dos consumidores em torno dos preços altos da gasolina e do gasóleo.

A meio da tarde, o Brent, referência para as importações nacionais, recua 6,6% em Londres, para 105,24 dólares. O norte-americano WTI cede 6,84%, para 101,83 dólares o barril, mas já chegou a negociar abaixo dos 100 dólares.

Petróleo afunda

Depois de alcançarem máximos de 2008 com o arranque da guerra na Europa, o crude começou a aliviar durante a semana passada e estende agora essa queda. O desempenho dá-se na semana em que a Fed deverá subir as taxas de juro pela primeira vez desde 2018, na expectativa de domar a inflação.

O recuo também está associado à possibilidade de um entendimento na Ucrânia. No domingo, a vice-secretária de Estado dos EUA, Wendy Sherman, afirmou que o Kremlin está a “começar a conversar construtivamente” nas negociações.

A queda acontece no dia em que os combustíveis voltam a aumentar, refletindo a alta do barril de petróleo nos mercados internacionais nas últimas semanas.

(Notícia atualizada pela última vez às 16h25)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Petróleo afunda quase 7% para os 105 dólares

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião