Mercadona prevê entrada em Lisboa em 2023. Vai investir 150 milhões este ano
A cadeia espanhola estima abrir mais 10 lojas e investir 150 milhões de euros este ano. O primeiro supermercado Mercadona na cidade de Lisboa deve chegar em 2023.
A Mercadona fechou o ano passado com volume de vendas de 415 milhões de euros em Portugal, o primeiro mercado de internacionalização da cadeia de supermercados espanhola, de um total global de 27.819 milhões de euros (+3,3%) de vendas. Globalmente, a empresa registou lucros líquidos de 680 milhões de euros, um recuo de 6%. Para este ano, a cadeia estima abrir mais 10 lojas, investir 150 milhões de euros. E entrada na cidade de Lisboa em 2023.
“Estamos encantados com as vendas em Portugal”, afirmou Juan Roig, CEO da Mercadona, durante a apresentação anual das contas da companhia. “E compramos 500 milhões de euros”, acrescenta. “Demonstra que há muitos bons fornecedores. Estamos muito satisfeitos”, destacou o fundador da cadeia, que compra produtos a 900 fornecedores nacionais.
“Perdemos 64 milhões em Portugal“, precisa o fundador da cadeia, frisando que a companhia tem muitos custos com a abertura de lojas.
Investimento em Portugal sobe este ano
Em Portugal, a cadeia investiu 110 milhões de euros no ano passado — de um total de 1.200 milhões — tendo aberto nove supermercados e aumentado a equipa para 2.500 colaboradores. O mercado nacional gerou vendas de 415 milhões de euros, com as 29 lojas, tendo a marca alcançado uma quota de mercado de 3%, após dois anos, segundo dados divulgados pela empresa.
A cadeia pagou 62 milhões de euros em impostos através da empresa Irmãdona Supermercados, sediada em Vila Nova de Gaia.
Este ano, a companhia prevê investir um total de 1.100 milhões de euros, que serão alocados, principalmente, à abertura de 68 novos supermercados, 58 em Espanha e 10 em Portugal; à remodelação de 43 supermercados para os adequar ao Modelo de Loja Eficiente; e à implantação da nova secção de Pronto a Comer em mais 150 supermercados. Desse montante, 150 milhões de euros serão alocados para Portugal.
Para tudo isso, a empresa criará mais de 1.000 postos de trabalho, entre Portugal e Espanha.
Até ao momento a Mercadona tem centrado os seus investimentos, sobretudo a Norte, mas tem vindo a preparar a sua expansão a Sul. “Em 2022 abrimos no distrito de Lisboa, em 2023 abrimos na capital e no Sul não sabemos quando vamos chegar“, adianta Juan Roig.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Mercadona prevê entrada em Lisboa em 2023. Vai investir 150 milhões este ano
{{ noCommentsLabel }}