Inês Santos é a nova cara e voz da Mercadona em Portugal

Quase quatro anos após ingressar no grupo espanhol, Inês Santos sobe a diretora de Relações Institucionais da retalhista no mercado português, onde soma 29 supermercados e mais de 2.300 funcionários.

Inês Santos é a nova diretora de Relações Institucionais da Mercadona em Portugal, passando a assumir responsabilidades nas áreas de relações externas, comunicação, responsabilidade social e relação com a cadeia agroalimentar.

Segundo a informação avançada ao ECO pela retalhista de origem espanhola, esta nomeação é “fruto da política de promoção interna”, uma vez que a nova porta-voz deste lado da fronteira pertence aos quadros da empresa desde julho de 2018, tendo acompanhado o projeto de internacionalização iniciado dois anos antes.

Inês Santos fica com as funções que eram exercidas por Elena Aldana, que até meados do ano passado ocupava o cargo de diretora-geral de relações internacionais. A gestora que acompanhou o processo de entrada da gigante espanhola no mercado nacional foi recrutada pelo Lidl para liderar a comunicação corporativa e a área de assuntos públicos do grupo alemão em Portugal.

Inês Santos, diretora de Relações Institucionais da Mercadona em Portugal

Natural de Coimbra, Inês Santos é licenciada em Comunicação Social e Cultural pela Universidade Católica e fez uma pós-graduação em Comunicação Estratégica na Nova de Lisboa. Antes de ingressar como gestora de imprensa no departamento de Relações Externas da Mercadona (equipa que desenvolve a relação diária com a sociedade), trabalhou como consultora nas agências de comunicação LPM e IPSIS.

Para a nova diretora de Relações Institucionais, que já integra, em representação da retalhista, a direção da CIP – Confederação Empresarial de Portugal e da Câmara de Comércio e Indústria Luso Espanhola (CCILE), entre outras associações, “poder assumir este cargo na Mercadona demonstra a aposta da empresa nos seus colaboradores, na promoção interna e em Portugal”.

Poder assumir este cargo na Mercadona demonstra a aposta da empresa nos seus colaboradores, na promoção interna e em Portugal.

Inês Santos

Diretora de Relações Institucionais da Mercadona em Portugal

“É um reconhecimento a toda a equipa que, desde 2016, trabalha neste projeto de internacionalização com orgulho no caminho traçado e empenhada nos desafios do futuro. Estou muito feliz por agarrar este desafio numa empresa que nos dá a oportunidade de construir uma trajetória de aprendizagem e formação contínua, e faço-o com o objetivo de continuar a trabalhar para que a Mercadona seja uma empresa da qual as pessoas sintam orgulho”, acrescenta.

De Viseu a Setúbal em 2022

A Mercadona arrancou a expansão pelo Norte de Portugal, onde soma atualmente 29 supermercados e mais de 2.300 colaboradores no país. Embora ainda não tenha apresentado o plano completo de aberturas para este ano, a empresa já arrancou com processos de recrutamento em cidades como Viseu, Caldas da Rainha, Santarém, Oeiras, Sintra, Montijo ou Setúbal.

Para suportar estas operações no centro e sul do país, a cadeia vai construir um bloco logístico em Almeirim. Vai juntar-se à infraestrutura que tem na Póvoa de Varzim, onde acaba de investir 24,5 milhões de euros numa terceira nave, somando assim um investimento total de quase 85 milhões de euros nesta plataforma logística que assegura 350 postos de trabalho.

A apresentação de resultados do grupo relativos a 2021 está agendada para 15 de março. Em 2020, ano que fechou com um total de 20 supermercados em Portugal, a Mercadona atingiu vendas de 186 milhões de euros e pagou 32 milhões de euros em impostos através da empresa Irmãdona, sediada em Vila Nova de Gaia. Foi para o município da margem sul do Douro, onde abriu o primeiro super há quase três anos, que passou a sede e os escritórios centrais, deixando as instalações arrendadas na zona da Boavista (Porto).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inês Santos é a nova cara e voz da Mercadona em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião