Gás natural sobe 8% e regressa aos 110 euros por MWh na Europa

Gás natural recupera esta quinta-feira na Europa, mas mantém-se a preços do final de fevereiro. Nos últimos cinco dias, a queda acumulada é de 13%.

Assim como o petróleo, também o mercado de gás natural tem estado agitado, consequência da elevada incerteza devido à invasão russa à Ucrânia. Depois de terem tocado mínimos de fevereiro, com uma descida de mais de 10% na quarta-feira, os futuros de referência do gás natural na Europa recuperam mais de 8%. Apesar disso, acumulam uma queda de 13% nos últimos cinco dias.

O contrato Dutch TTF Gas para entrega em abril, que ganhou um impulso adicional com o eclodir da guerra na Europa, está a subir 8,16%, para 110,995 euros por MWh (megawatt-hora). Este desempenho acontece um dia depois de o preço ter caído quase 10%, para cerca de 104 euros por MWh, um mínimo de fevereiro.

Evolução do preço do gás TTF:

Fonte: Barchart.com

Este desempenho acontece horas depois de Joe Biden, Presidente dos EUA, ter autorizado o aumento da exportação de gás natural liquefeito (GNL) para a Europa e outros países aliados, reduzindo, a necessidade de importar gás natural da Rússia. O GNL será exportado de dois dos maiores terminais norte-americanos, ambos da Cheniere Energy, localizados em Sabine Pass (Louisiana) e Corpus Christi (Texas).

A autorização dada pela administração de Joe Biden relaxa os regulamentos atuais e permite que os dois terminais exportem cerca de 20,4 milhões de metros cúbicos de gás por dia. Este gás será destinado a países com os quais os Estados Unidos não possuem acordo de livre comércio, já que estes tratados costumam estabelecer padrões para importação e exportação de energia.

Os ataques da Rússia à Ucrânia estão ainda a mexer com os preços do petróleo. O Brent está a subir 3,16% para 101,12 dólares, enquanto os futuros do WTI em Nova Iorque valorizam 2,78% para 97,68 dólares por barril.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gás natural sobe 8% e regressa aos 110 euros por MWh na Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião