Neurospace levanta 2,5 milhões para evitar colisões entre satélites

Investimento vai acelerar a comercialização da plataforma de Inteligência Artificial (IA) da Neurospace que monitoriza o lixo espacial e previne colisões entre satélites.

A Neuraspace, de Nuno Sebastião, cofundador e CEO do unicórnio português Feedzai, recebeu um financiamento de 2,5 milhões de euros da Armilar Venture Partners para acelerar a comercialização da sua plataforma de Inteligência Artificial (IA) que monitoriza o lixo espacial e previne colisões entre satélites.

“A Armilar foi o primeiro investidor institucional na Feedzai em 2011 e está no Conselho de Administração desde então. Pelo que sei, por experiência própria, o valor que a Armilar aporta às equipas em que investe. Não poderia estar mais feliz por ter a Armilar a ajudar-nos a fazer crescer a Neuraspace”, diz Nuno Sebastião, citado em comunicado.

Incubada no Instituto Pedro Nunes (estabelecido pela Universidade de Coimbra) e parte da iniciativa Business Incubator da Agência Espacial Europeia (ESA-BIC), a Neurospace desenvolveu um sistema de monitorização de detritos espaciais e prevenção de colisão entre satélites através de uma plataforma de IA. De acordo com a informação da startup portuguesa, a sua tecnologia permite prever com uma maior precisão o risco de colisão entre satélites, com já comprovados falsos positivos 22% mais baixos.

A Neuraspace fará pelo Espaço o que a Feedzai está a fazer pelo setor financeiro: utilizar IA avançada e uma plataforma de operações de risco totalmente automatizada para fornecer insights acionáveis ​​e gerir riscos.

Nuno Sebastião

“A Neuraspace oferece uma solução end-to-end que fornece aos operadores recomendações de manobras orbitais acionáveis ​​para evitar colisões, além de disponibilizar informações valiosas a várias outras partes interessadas, incluindo reguladores, seguradoras e outros negócios dependentes de ativos espaciais”, destaca ainda a startup.

O investimento surge num momento em que se estima que a economia espacial cresça de mais de 300 mil milhões de dólares para 1 bilião de dólares, esperando-se ainda um aumento exponencial do número de satélites em órbita e do lixo espacial — “estima-se que existam cerca de 1 milhão de detritos, com tamanhos entre 1cm e 10cm, em órbita terrestre” — colocando em risco os equipamentos.

“A Neuraspace fará pelo Espaço o que a Feedzai está a fazer pelo setor financeiro: utilizar IA avançada e uma plataforma de operações de risco totalmente automatizada para fornecer insights acionáveis ​​e gerir riscos”, diz Nuno Sebastião.

“A Neuraspace tem a tecnologia e a estratégia certas — e estamos a aumentar a equipa para executá-la, com a orientação de um empreendedor com provas dadas e com o apoio de um investidor de sucesso e experiente — para fornecer às operadoras de satélites a solução que os ajudará a desbloquear o valor extraordinário da economia do Novo Espaço. A Neuraspace ajudará a inaugurar uma nova era no Espaço, e faremos isso em conjunto com o ecossistema que queremos ver desenvolver-se à nossa volta”, diz, por seu turno, a líder da startup, Chiara Manfletti, ex-investigadora espacial e conselheira do Diretor Geral da ESA, ex-presidente da Agência Espacial Portuguesa.

A Armilar investiu na Neuraspace através do seu TechTransfer Fund, um fundo de Venture Capital que visa investir em startups que procuram comercializar resultados de R&D.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Neurospace levanta 2,5 milhões para evitar colisões entre satélites

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião