Ricardo Conde é o novo presidente da Agência Espacial Portuguesa

A criação de uma agenda de industrialização do setor espacial, posicionando Portugal com um grande operador nesta área, na Europa, está na agenda da nova presidência.

Ricardo Conde é o novo presidente da Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space, sucedendo a Chiara Manfletti, a primeira presidente do organismo. O profissional ocupava o cargo interinamente desde setembro de 2020.

“É com grande honra e sentido de missão que aceito a nomeação da Assembleia Geral da Portugal Space, dando continuidade ao trabalho iniciado em 2019 pela minha antecessora Chiara Manfleti e que que permitirá à Agência prosseguir com os grandes objetivos traçados para o reforço da capacitação da indústria espacial portuguesa e das instituições de investigação que atuam neste setor”, diz Ricardo Conde, citado em comunicado.

Em reação a esta escolha, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior congratulou-se com a nomeação, elogiando também o processo de seleção realizado ao nível da Assembleia Geral da Agência Espacial Portuguesa.

“O ministro Manuel Heitor elogia a forma como decorreu o processo, incluindo o plano de seleção iniciado em dezembro de 2020, com a abertura de um processo de candidaturas, ao qual concorreram 14 candidatos das mais variadas origens”, lê-se em comunicado, citado pela Lusa.

A seleção do novo presidente da Agência Espacial Portuguesa começou em outubro de 2020, com o lançamento de um concurso internacional, tendo a escolha foi conduzida por um comité de seleção composto por Paulo Ferrão, ex-presidente da Fundação para Ciência e Tecnologia, um dos membros fundadores da Agência Espacial Portuguesa, Miguel Bello, presidente do Centro Internacional de Investigação do Atlântico – Air Centre, e a anterior e primeira presidente da Agência Espacial Portuguesa, Chiara Manfletti.

A escolha recaiu em Ricardo Conde que, desde setembro do ano passado, desempenhava interinamente o cargo. Membro da direção da Agência Espacial Portuguesa desde 2019, Ricardo Conde é licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa estando ligado ao setor aeronáutico e espacial desde 1993, tendo participado em vários programas nacionais e internacionais nesta área, em particular nos segmentos Espaço e Terra.

A criação de uma agenda de industrialização do setor espacial — como o “lançamento de uma constelação de satélites de observação da terra com sensores de alta resolução, posicionando Portugal com um grande operador nesta área, na Europa” –; a criação de uma política de dados de observação da terra, o chamado Digital Planet, “para levar ao reforço de um ecossistema de desenvolvimento de aplicações de downstream indo ao encontro das necessidades do País na utilização das tecnologias do Espaço em setores como a Gestão do Território à Monitorização Marítima” são alguns dos objetivos.

“Esta industrialização do setor espacial, seja pelo desenvolvimento de capacidades ao nível dos micro-lançadores, criando condições de atratividade para captar empresas líderes Europeias para a sua operação, seja na procura de soluções no segmento da segurança espacial, nomeadamente num tema de futuro como a resolução dos problemas do lixo espacial, em que Portugal pretende ocupar uma posição de liderança, serão fundamentais para o nosso reposicionamento nas cadeias de valor internacionais”, defende o novo presidente.

(notícia atualizada com reação do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ricardo Conde é o novo presidente da Agência Espacial Portuguesa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião