Universidade de Aveiro na corrida ao espaço: abre licenciatura em engenharia aeroespacial

A nova licenciatura deverá ter início já em outubro. Os interessados deverão candidatar-se através do concurso nacional de acesso ao ensino superior.

A Universidade de Aveiro (UA) vai passar a contar, já a partir do próximo ano letivo, com a licenciatura em engenharia aeroespacial na sua oferta formativa. O objetivo é “acompanhar a nave espacial da atual corrida ao espaço”

“Como impulso, o curso da UA combina ciências de base e de espectro largo ao nível das ciências da especialidade para formar engenheiros a nível superior, capazes de desempenhar funções de planeamento e projeto, não só nas áreas da aeronáutica, como também em outras áreas das engenharias”, lê-se em comunicado.

O principal objetivo do curso é oferecer aos estudantes as competências para o projeto estrutural de componentes e artefactos para aplicações aeronáuticas e aeroespaciais, tais como, por exemplo, sistemas de satélites, instrumentos e estruturas espaciais, sistemas de sensores e dispositivos, serviços de telecomunicações ou serviços meteorológicos.

Para isso, a formação é composta por quatro minors, que cobrem estas diferentes áreas, nomeadamente o minor em satélites de telecomunicações, o minor em design e manufatura e o minor em projeto em estruturas aeroespaciais. Juntamente com as unidades curriculares de competências transferíveis, estes minors vão permitir uma flexibilização de percursos formativos ajustados aos interesses de cada estudante.

“Os responsáveis pelo curso garantem que o nível da formação permitirá um percurso profissional (empresarial, na academia, em centros de investigação ou em empresas de base tecnológica) em qualquer ponto do mundo. As competências e saberes apreendidos durante a formação fornecerão bases sólidas que permitirão aos estudantes seguirem formações pós-graduadas, em Portugal ou no estrangeiro, nas áreas aeronáutica e aeroespacial, mas também em outras áreas de engenharia”, explica a Universidade de Aveiro.

A nova licenciatura deverá ter início já em outubro. Os interessados em candidatar-se deverão fazê-lo através do concurso nacional de acesso ao ensino superior.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Universidade de Aveiro na corrida ao espaço: abre licenciatura em engenharia aeroespacial

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião