Corretores de combustíveis alertam para escassez de gasóleo na Europa

  • ECO
  • 22 Março 2022

Grandes corretores de matérias-primas temem escassez do combustível caso a Rússia deixe de exportar. Em declarações ao Financial Times, admitem mesmo a possibilidade de racionamento na Europa.

Vitol, Gunvor e Trafigura são três dos maiores “traders” de matérias-primas do mundo. Numa conferência promovida pelo Financial Times, deixaram um alerta para a escassez de gasóleo no mercado se a Rússia deixar de exportar. O maior risco está na Europa, onde podem existir racionamentos.

Aquilo com que toda a gente está preocupada é com o fornecimento de gasóleo. A Europa importa cerca de metade do seu gasóleo da Rússia e a outra metade do Médio Oriente“, afirmou Russell Hardy, responsável pela corretora suíça Vitol e um dos oradores da FT Commodities Global Summit, em Lausanne. “Esse défice sistémico existe”, acrescentou.

Os responsáveis daquelas corretoras estimaram ao jornal britânico que cerca de três milhões de barris diários de petróleo e seus derivados podem desaparecer do mercado devido às sanções à Rússia. Cerca de 15% do gasóleo consumido na Europa tem origem na Rússia e o petróleo daquele país é usado em refinarias no continente para produzir diesel.

Segundo o FT, Russell Hardy referiu que as refinarias podem aumentar a produção de gasóleo em detrimento de outros produtos destilados, respondendo aos preços elevados, mas admitiu que um racionamento é uma possibilidade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Corretores de combustíveis alertam para escassez de gasóleo na Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião