Direto Rússia quer gás pago em rublos. Alemanha responde que seria uma violação de contrato

  • ECO
  • 23 Março 2022

Vladimir Putin defende que o gás russo deve ser pago em rublos por países hostis, como os europeus. A proposta foi discutida na UE, mas Berlim já respondeu que seria quebrar os contratos atuais.

Sem acordo europeu para banir a compra de petróleo russo, Vladimir Putin veio a terreno defender que o gás russo deve ser pago em rublos por países “não amigos” como os europeus. A Alemanha foi uma das primeiras a responder que essa proposta representaria uma violação dos contratos.

O Presidente ucraniano acusou a Rússia de ter capturado um comboio humanitário e a água é a “nova” armada contra os civis, através do seu racionamento. Apesar dos apelos para que o conflito cesse e seja dado lugar à via diplomática, tudo aponta para que a guerra seja longa. Os mercados acusam a incerteza e esta manhã o Brent do Mar do Norte já estava novamente a negociar nos 116 dólares por barril, denotando grande volatilidade.

As forças russas já estão dentro de Mariupol, mas as forças ucranianas tentam travar os avanços inimigos no porto a sul de Mariupol e em Chernihiv para impedir que a Rússia avance sobre Kyiv.

No 28.º dia de guerra, Joe Biden partiu para Bruxelas para a reunião com os líderes europeus para decidir novas sanções contra a Rússia, mas também para a reunião da NATO, que se realiza quinta-feira e que vai contar com a participação virtual de Volodymyr Zelenksky.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rússia quer gás pago em rublos. Alemanha responde que seria uma violação de contrato

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião