Governo encolheu. Costa corta dois Ministérios e 12 secretarias de Estado
A estrutura do novo Executivo já foi entregue a Marcelo Rebelo de Sousa. Equipa governativa vai ter um total de 56 elementos, incluindo o primeiro-ministro, 17 ministros e 38 secretários de Estado.
O terceiro governo liderado por António Costa vai ter menos dois Ministérios e menos 12 secretarias de Estado do que aquele que iniciou a legislatura anterior, que tinha ficado para a história como o maior da democracia portuguesa. O líder socialista cumpre assim a promessa feita ainda na campanha eleitoral de que, em caso de vitória nas eleições, formaria um elenco “mais compacto”.
Já depois de confirmada a vitória nas urnas a 30 de janeiro e com uma maioria absoluta que o liberta da extrema-esquerda – mas ainda antes do início da guerra na Ucrânia –, o secretário-geral do Partido Socialista repetiu que o novo Executivo seria “mais curto e mais enxuto”, como uma “task force para a recuperação”.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já calendarizou que, se não surgir mais nenhum imprevisto, como uma nova impugnação dos resultados eleitorais, os futuros deputados tomem posse a 29 de março e os novos ministros e secretários de Estado podem ser oficializados em conjunto logo no dia seguinte.
A equipa governativa que caiu na sequência da dissolução da Assembleia de República por causa do chumbo da proposta de Orçamento do Estado para 2022 – tinha sido formada em outubro de 2019 depois da primeira experiência com a geringonça –, incluía, além do primeiro-ministro, um total de 19 ministros e 50 secretários de Estado, num total de 70 elementos. Este novo governo contará com 56, mais seis do que aquele que foi o Executivo mais pequeno de sempre, liderado por Pedro Passos Coelho entre 2011 e 2015.
Em comunicado enviado às redações esta quarta-feira, o gabinete do primeiro-ministro assinala o facto de serem “menos 20% de governantes do que no Executivo precedente” e informa ainda que decidiu colocar na sua direta dependência dois secretários de Estado: da Digitalização e Modernização Administrativa; e dos Assuntos Europeus.
A lista completa de ministros será entregue até ao final do dia ao Presidente da República. António Costa decidiu eliminar três Ministérios da orgânica do Governo cessante e criar um novo dedicado aos Assuntos Parlamentares. O Mar vai para a Economia e a Função Pública para a Presidência.
Outra novidade é que o Executivo central vai mesmo mudar-se para a sede da Caixa Geral de Depósitos, em Lisboa. Os Ministérios com responsabilidade direta na execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) serão os primeiros inquilinos do banco público no edifício do Campo Pequeno, devendo instalar-se lá até final do ano.
Confira a orgânica completa do novo Governo:
Primeiro-Ministro
SE da Digitalização e da Modernização Administrativa
SE dos Assuntos Europeus
Ministério da Presidência
SE da Presidência do Conselho de Ministros
SE do Planeamento
SE da Administração Pública
Ministério dos Negócios Estrangeiros
SE Negócios Estrangeiros e Cooperação
SE das Comunidades Portuguesas
SE da Internacionalização
Ministério da Defesa Nacional
SE da Defesa Nacional
Ministério da Administração Interna
SE da Administração Interna
SE da Proteção Civil
Ministério da Justiça
SE Adjunto e da Justiça
SE da Justiça
Ministério das Finanças
SE do Orçamento
SE dos Assuntos Fiscais
SE do Tesouro
Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares
SE da Igualdade e Migrações
SE da Juventude e do Desporto
Ministério da Economia e do Mar
SE da Economia
SE do Turismo, Comércio e Serviços
SE do Mar
Ministério da Cultura
SE da Cultura
Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
SE de Ensino Superior
Ministério da Educação
SE da Educação
Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social
SE do Trabalho
SE da Segurança Social
SE da Inclusão e da Ação Social
Ministério da Saúde
SE Adjunto e da Saúde
SE da Saúde
Ministério do Ambiente e Ação Climática
SE da Conservação da Natureza e Florestas
SE do Ambiente e da Energia
SE da Mobilidade Urbana
Ministério das Infraestruturas e Habitação
SE das Infraestruturas
SE da Habitação
Ministério da Coesão Territorial
SE do Desenvolvimento Regional
SE da Administração Local e Ordenamento do Território
Ministério da Agricultura e da Alimentação
SE da Agricultura
SE das Pescas
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo encolheu. Costa corta dois Ministérios e 12 secretarias de Estado
{{ noCommentsLabel }}