IHRU vai sortear 54 casas de renda acessível em todo o país

Coimbra, Guimarães, Vila Nova de Gaia, Loulé, Área Metropolitana de Lisboa, Penafiel e Gondomar são as localizações das 54 casas - T1 a T5 - que o Estado vai atribuir.

O Estado, através do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), vai atribuir mais 54 casas com rendas acessíveis em sete zonas de norte a sul do país, incluindo Lisboa. As candidaturas arrancam esta quarta-feira e terminam a 19 de abril.

Coimbra, Guimarães, Vila Nova de Gaia, Loulé, Área Metropolitana de Lisboa, Penafiel e Gondomar são as localizações das 54 habitações — T1 a T5 — que serão atribuídas, no âmbito do Programa de Arrendamento Acessível (PAA) e do Arrendamento Apoiado.

Na Área Metropolitana de Lisboa há 20 imóveis, em localizações como Alvalade, Penha de França, Alcabideche, Odivelas, Cacém e Algueirão-Mem Martins, com rendas entre os 359 e os 763 euros. Em Gondomar, por exemplo, há cinco imóveis com rendas de 384 a 514 euros. Coimbra tem um T1 disponível por 228 euros por mês.

Em comunicado enviado esta quarta-feira, o Ministério da Habitação nota que estas habitações serão atribuídas por sorteio e que os candidatos devem cumprir as condições de elegibilidade dos respetivos programas, bem como os requisitos deste concurso.

No caso do PAA, as casas serão sorteadas de entre as pessoas “que apresentem candidatura até dia 19 de abril”. Já no caso do Arrendamento Apoiado, as habitações “serão sorteadas de entre as pessoas e agregados familiares com pedidos de habitação que já estejam inscritos na plataforma eAA“.

O Ministério de Pedro Nuno Santos nota que os contratos de arrendamento assinados no âmbito deste concurso “destinam-se a habitação permanente dos agregados habitacionais“, excluindo, assim, segundas habitações.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

IHRU vai sortear 54 casas de renda acessível em todo o país

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião