Marcelo vai nomear Costa como ministro interino dos Negócios Estrangeiros

Costa vai ser ministro interino para Augusto Santos Silva ficar "liberto" para instalação do Parlamento. A posse, que será "simbólica", ocorrerá no início da semana.

O Presidente da República vai nomear António Costa como ministro interino dos Negócios Estrangeiros, já que o atual ministro, Augusto Santos Silva, terá de “ficar liberto para, enquanto deputado, poder estar presente na instalação do Parlamento e poder eventualmente ser eleito presidente da Assembleia da República”.

Esta mudança é necessária porque, como já era esperado, o secretário-geral do PS propôs esta quarta-feira o ministro cessante de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, para ser o candidato dos socialistas ao cargo de presidente da Assembleia da República.

“A saída do ministro implica a saída do secretário de Estado, por isso terei de nomear ministro interino e secretário de Estado interino, para ter equipa para poder funcionar”, explica Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações transmitidas pela RTP3. A posse, que será “simbólica”, ocorrerá no início da semana.

Esta situação vai, no entanto, estender-se por poucos dias, já que o Presidente da República mantém a previsão de 30 de março como data para a tomada de posse do novo Governo. A composição do elenco foi conhecida esta quarta-feira, contando com menos dois Ministérios e menos 12 secretarias de Estado do que aquele que iniciou a legislatura anterior.

Para o lugar de Augusto Santos Silva, à frente dos Negócios Estrangeiros, vai João Gomes Cravinho, que transita assim da pasta da Defesa. Já essas funções serão desempenhadas por Helena Carreiras, que será a primeira mulher no cargo de ministra da Defesa.

Insistentemente interpelado pelos jornalistas por ter cancelado o encontro com o primeiro-ministro no dia anterior na sequência da divulgação da composição do elenco governativo pelos órgãos de comunicação social, Marcelo disse que o incidente deve ser “encarado com naturalidade institucional”. “Se havia uma correspondência da lista e isso era confirmado pelo gabinete do primeiro-ministro, não fazia sentido num dia como aquele, ocupado, estar a fazer reunião”, acrescentou.

(Notícia atualizada às 10h25)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marcelo vai nomear Costa como ministro interino dos Negócios Estrangeiros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião