Presidência, Economia, Infraestruturas, Ambiente e Coesão: estes ministérios vão para a sede da Caixa

  • ECO
  • 26 Março 2022

Presidência, Infraestruturas e Habitação, Economia e Mar, Ambiente e Ação Climática, e Coesão Territorial: cinco ministérios mudam-se para a sede do banco público ainda este ano.

Pelo menos cinco ministérios do novo Governo vão mudar-se para a sede da Caixa Geral de Depósitos (CGD) até final do ano: são os ministérios da Presidência, das Infraestruturas e da Habitação, da Economia e do Mar, do Ambiente e Ação Climática, e da Coesão Territorial, de acordo com o jornal Público (acesso pago).

Mais tarde juntar-se-á o Ministério da Agricultura e da Alimentação, mas essa mudança não deverá acontecer este ano, adianta o mesmo jornal.

O primeiro-ministro anunciou esta semana que os ministérios com responsabilidade direta na execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) serão os primeiros inquilinos do banco público no edifício do Campo Pequeno, devendo instalar-se lá até final do ano, cabendo a coordenação dessa mudança à Presidência do Conselho de Ministros.

A ideia de concentrar os ministérios no edifício da Caixa já era conhecida. António Costa já tinha assumido recentemente essa intenção, pois “permitirá muitas sinergias, com uma melhor articulação do trabalho em equipa” e “poupar muitos recursos ao nível do funcionamento da ação do Governo”.

Como avançou o ECO no mês passado, o Estado pode vir comprar a sede à Caixa (que foi vendido pelo banco ao fundo de pensões em 2010 por 250 milhões de euros) ou, em alternativa, realizar uma permuta de imóveis públicos que ficarem desocupados ou vir a ser coproprietário do imóvel.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Presidência, Economia, Infraestruturas, Ambiente e Coesão: estes ministérios vão para a sede da Caixa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião