Direto Rússia promete reduzir tropas junto a Kiev e Chernihiv

Rússia vai reduzir ataques a Kiev e Chernihiv para criar condições para se negociar um acordo de paz. Os mercados já estão a reagir: petróleo recua quase 5% e as bolsas europeias estão em alta.

O Presidente ucraniano considera que as sanções impostas à Rússia são “passivas” e que os ucranianos estão a pagar com as suas vidas as sanções “fracas”. Na mais recente mensagem à nação esta terça-feira, no dia em que foram retomam as negociações entre a Rússia e a Ucrânia, na Turquia, Volodymyr Zelensky dirigiu duras palavras aos líderes internacionais: “O medo torna-vos cúmplices”.

Mas se as delegações de ambos os lados se voltam a sentar à mesa das negociações, neste 34.º dia de guerra, no terreno, os ataques continuam. Os ucranianos dizem ter contido os avanços das tropas russas nos arredores de Kiev, e feito alguns progressos significativos na região de Sumy, no nordeste de Kharkiv, perto da fronteira com a Rússia. Num gesto de cedência, o ministro russo de Defesa anunciou uma redução da atividade militar em Kiev e Chernihiv para criar condições para o diálogo, avançou a Reuters.

Noutras frentes de guerra, um vídeo com imagens de soldados ucranianos a torturar e matar prisioneiros de guerra russos levanta a questão se as Convenções de Genebra estão a ser violadas; o oligarca russo Roman Abramovich e dois negociadores ucranianos apresentaram sintomas de envenenamento depois de uma reunião realizada em Kiev no início deste mês; Joe Biden recusa voltar atrás nas declarações onde defendeu que Vladimir Putin não deve permanecer no poder e o jornal russo independente, Novaya Gazete, suspendeu a sua publicação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rússia promete reduzir tropas junto a Kiev e Chernihiv

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião