Carlos Costa à frente do BdP? “Estamos a refletir”
O presidente do PS questiona a liderança do supervisor da banca. Carlos César diz que o partido está a "refletir" sobre a continuação de Carlos Costa no Banco de Portugal.
Carlos Costa tem condições para continuar à frente do Banco de Portugal? “Estamos a refletir sobre essa matéria”, diz o presidente do PS, pondo em causa a permanência do governador na liderança do banco central português. Isto depois de a SIC ter transmitido uma reportagem sobre a queda do Banco Espírito Santo (BES) e a atuação do Banco de Portugal.
O Diário de Notícias avança que Carlos César questionou a liderança do governador do Banco de Portugal. “Estamos a refletir sobre essa matéria”, disse o presidente do partido socialista. Declarações feitas depois de a SIC ter transmitido uma reportagem sobre a falência do BES. Nesta peça é revelado que em novembro de 2013 — nove meses antes da resolução do banco — circulava no banco central um documento que sugeria que seria preciso afastar Ricardo Salgado da administração do BES.
Carlos César disse também, segundo o jornal, que “não há qualquer dúvida que houve falhas muito significativas de supervisão“, reiterando o que já tinha sido dito pelo partido durante a resolução e a comissão de inquérito à queda do banco.
O Banco de Portugal emitiu um comunicado para prestar “esclarecimentos” no âmbito da reportagem da SIC que garante que o governador Carlos Costa sabia da falência do BES 17 meses antes do momento do colapso.
De acordo com o comunicado do banco liderado por Carlos Costa, a instituição “não dispunha de factos demonstrados que — dentro do quadro jurídico então aplicável e atenta a jurisprudência dos tribunais administrativos superiores — permitissem abrir um processo formal de reavaliação de idoneidade dos administradores em causa”, lê-se.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Carlos Costa à frente do BdP? “Estamos a refletir”
{{ noCommentsLabel }}