Lagarde diz que guerra cria “incerteza considerável” na economia europeia
Segundo a presidente do BCE, "o impacto económico da guerra se reflete no que os economistas denominam de 'choque de oferta', que simultaneamente faz subir a inflação e reduzir o crescimento".
A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, afirmou esta quarta-feira que a guerra na Ucrânia cria uma “incerteza considerável” na economia europeia, mas assegurou que se está a fazer o possível para enfrentar a crise.
Lagarde falava em Nicósia, onde se encontra para uma breve visita e contactos com as autoridades locais, incluindo o Presidente cipriota, Nikos Anastasiadis, e o governador do banco central, Konstantinos Irodotu, sobre o impacto económico da invasão russa da Ucrânia, sobre a Europa e sobre a Zona Euro.
“Falámos das consequências económicas… Todos estamos chocados e aterrorizados com as imagens da guerra e estamos a fazer o possível para enfrentar a situação“, disse Lagarde, após uma reunião com Anastasiadis.
Lagarde assinalou que o esforço do BCE tem como objetivo garantir a estabilidade de preços e a estabilidade financeira.
Num discurso no banco central, Lagarde disse que “o impacto económico da guerra se reflete no que os economistas denominam de ‘choque de oferta’, que simultaneamente faz subir a inflação e reduzir o crescimento“.
Segundo Lagarde, os preços da energia vão continuar a subir durante mais tempo, já que o preço do gás aumentou 52% desde o início do ano e o do petróleo 64%. É também provável que aumente a pressão sobre os alimentos.
“A Rússia e a Ucrânia representam quase 30% das exportações mundiais de trigo, enquanto a Bielorrússia e a Rússia produzem cerca de um terço do potássio mundial, um ingrediente chave na produção de fertilizantes, exacerbando a escassez de oferta”, indicou.
A presidente do BCE expressou ainda o desejo de ver as sanções europeias contra a Rússia respeitadas com absoluta integridade e rigor.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Lagarde diz que guerra cria “incerteza considerável” na economia europeia
{{ noCommentsLabel }}