Programa de Governo foi reajustado para responder à guerra, diz Ana Catarina Mendes

A ministra dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, explicou que o Programa de Governo mantém as promessas eleitorais, mas tem um "reajustamento" às consequências da guerra na Ucrânia.

A ministra-Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, entregou esta sexta-feira o programa de Governo nas mãos do presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva. O documento só será apresentado mais tarde numa conferência de imprensa com a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, mas Ana Catarina Mendes já adiantou que há um “reajustamento” para fazer face às consequências económicas e sociais da guerra na Ucrânia.

Contém todos os compromissos que assumimos durante a campanha para continuarmos a responder às questões da pandemia, aos portugueses e aos seus problemas“, garantiu inicialmente a ministra dos Assuntos Parlamentares, em declarações transmitidas pela RTP3 a partir da Assembleia da República.

Mas nem tudo fica igual. “Evidentemente, depois de 24 de fevereiro, não só o mundo mudou como mudou Portugal e é preciso responder às consequências económicas e sociais decorrentes da guerra e, por isso, este programa de Governo tem um reajustamento precisamente no sentido de responder a todos os desafios que foram colocadas ao mundo e a Portugal“, detalhou a ex-líder parlamentar do PS.

A socialista notou que este é um programa de Governo para uma “legislatura longa” de quase cinco anos. Questionada sobre os detalhes do documento, Ana Catarina Mendes remeteu para a conferência de imprensa do Conselho de Ministros esta tarde com a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva.

O novo Parlamento irá discutir o programa de Governo na próxima quinta-feira num longo debate transversal a todos os ministérios que deverá acabar na sexta-feira de tarde. O Governo tem um tempo ilimitado para fazer a apresentação inicial do documento e depois decorrerão quase nove horas de debate, divididos entre os dois dias, de acordo com a agenda da Assembleia da República.

O XXIII Governo Constitucional tomou posse esta quarta-feira com 17 ministros, a que se soma o primeiro-ministro, e 38 secretários de Estado, num total de 56 membros neste terceiro Governo de António Costa.

(Notícia atualizada às 12h53 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Programa de Governo foi reajustado para responder à guerra, diz Ana Catarina Mendes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião