CEO da Jerónimo Martins defende corte no IVA dos bens essenciais

  • ECO
  • 3 Abril 2022

CEO da Jerónimo Martins afirma que há um "grande desafio" para toda a cadeia de valor para "tentar impedir que a a escalada de preços" e insta o Governo a baixar o IVA dos bens essenciais.

O Presidente e Administrador-Delegado do Grupo Jerónimo Martins, Pedro Soares dos Santos, sinaliza, em entrevista ao Jornal de Negócios/Antena 1 (acesso livre), que há um “grande desafio” para toda a cadeia de valor para “tentar impedir que a a escalada de preços” não afete “fortemente as famílias portuguesas” e insta o Governo a baixar o IVA dos bens essenciais, à semelhança do que fez o governo polaco.

Há um grande desafio para os agricultores, para os produtores, para o Governo e para nós [sobre] como é que vamos tentar impedir que a a escalada de preços atinja fortemente as famílias portuguesas”, afirma o CEO da Jerónimo Martins. Nesse contexto, Soares dos Santos diz que o Governo “tem de fazer esse trabalho”, por forma a diminuir o impacto da escalada de preços para os consumidores, defendendo, por isso, que “tem que ser uma opção cortar no IVA” dos bens essenciais, dado o exemplo da Polónia.

Não obstante, o presidente da dona do Pingo Doce e do Recheio reconhece que a Polónia o fez rapidamente “porque tinha capacidade financeira para o fazer”. “Não sei se o nosso país tem”, conclui. Recorde-se que aquando da apresentação de resultados do ano completo de 2021, Soares dos Santos já tinha defendido que uma das prioridades do novo Governo devia ser proporcionar um “alívio fiscal forte para apoiar as famílias portuguesas neste [momento] de incerteza de aumento de custos e de inflação”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CEO da Jerónimo Martins defende corte no IVA dos bens essenciais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião