Direto Lituânia, Letónia e Estónia deixaram de importar gás russo

Odessa foi alvo de bombardeamentos ao início da manhã deste domingo, sendo que um dos ataques atingiu a refinaria de Kremenchug. Rússia e a Ucrânia deverão retomar negociações na segunda-feira.

A cidade de Odessa, uma cidade portuária na Ucrânia, foi alvo de bombardeamentos ao início da manhã deste domingo. Um dos ataques com mísseis russos atingiu a refinaria de Kremenchug, considerada a maior refinaria do país.

A missão de retirada de civis da cidade de Mariupol com a ajuda da Cruz Vermelha vai continuar este domingo. “Sete autocarros vão tentar aproximar-se de Mariupol, acompanhados pelo Comité Internacional da Cruz Vermelha”, revelou a primeira-ministra da Ucrânia, acrescentando que, no total, haverá 17 autocarros para retirar civis desta cidade, bem como de Berdyansk.

A Rússia e a Ucrânia deverão voltar à mesa de negociações na segunda-feira, num encontro por videoconferência, segundo revelou o principal negociador russo. Contudo, Vladimir Medinsky sinalizou que as negociações não avançaram o suficiente para que haja a presença dos dois líderes e avisa que a posição de Moscovo sobre a Crimeia e a Donbass não se alterou.

No sábado, o comissário europeu para a Economia tinha adiantado que a União Europeia estava a trabalhar em “novos pacotes de sanções” contra a Rússia, embora não relacionados com a energia. Esta indicação foi também confirmada este domingo pelo Presidente do Conselho Europeu, que acusou o exército russo de cometer “atrocidades” em Bucha. Entretanto, a Lituânia, Letónia e Estónia anunciaram que deixaram de importar gás russo no início de abril.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lituânia, Letónia e Estónia deixaram de importar gás russo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião