Lisboa volta aos ganhos com impulso da EDP Renováveis e Jerónimo Martins

A bolsa de Lisboa acompanhou os ganhos da Europa, numa altura em que os investidores estão de olho nas declarações do Banco Central Europeu.

A bolsa nacional voltou aos ganhos na primeira negociação da semana, depois de na sexta-feira ter quebrado um ciclo de seis sessões consecutivas em alta. Com este desempenho, impulsionado pela EDP Renováveis e pela Jerónimo Martins, a praça lisboeta acompanha o sentimento positivo vivido entre as congéneres europeias.

O índice de referência nacional PSI subiu 0,21% para os 6.000,57 pontos, com seis cotadas no verde e sete no vermelho, enquanto duas — a Greenvolt e a Altri — permaneceram inalteradas face à última sessão.

A contribuir para o desempenho do índice destaca-se a EDP Renováveis, que subiu 1,15% para os 23,67 euros, bem como a Jerónimo Martins, que ganhou 0,85% para os 21,38 euros.

Nota também para a Semapa, que liderou os ganhos ao avançar 2,34% para os 12,26 euros, para a Ren, que somou 0,53% para os 2,82, e para a casa-mãe EDP, com uma valorização de 0,36% para os 4,40 euros.

Já nas perdas, destaque para a Galp Energia, que caiu 0,52% para os 11,53 euros. Nesta altura, o petróleo volta a subir depois de na semana passada ter registado a maior queda semanal dos últimos dois anos. O barril de Brent, referência europeia, sobe 1,84% para os 106,31 dólares.

Pela Europa, o dia foi positivo, com os investidores de olho no Banco Central Europeu (BCE), nomeadamente naquilo que os responsáveis poderão dizer sobre o disparo da inflação e os últimos desenvolvimentos na Ucrânia. O índice de referência Stoxx 600 subiu 0,9%, bem como o francês Cac 40, enquanto o alemão Dax ganhou 0,6% e o espanhol Ibex somou 0,2%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa volta aos ganhos com impulso da EDP Renováveis e Jerónimo Martins

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião