EDP distribui dividendos de 750 milhões a 28 de abril

A assembleia-geral da empresa de energia aprovou a proposta da administração liderada por Miguel Stilwell d’Andrade de pagar um dividendo de 19 cêntimos por ação.

A EDP vai pagar o dividendo relativo ao exercício de 2021 no dia 28 de abril. A proposta da administração de distribuir um dividendo bruto de 0,19 euros por cada ação foi aprovada em assembleia-geral.

Em comunicado enviado à CMVM no dia da reunião magna anual, a empresa de energia detalhou ainda que o pagamento dos dividendos vai ser “efetuado por crédito da conta junto do intermediário financeiro em que se encontrem registadas as ações detidas por cada acionista, sendo agente pagador o banco Santander Totta”.

O lucro da EDP caiu 18% em 2021, para 657 milhões de euros. Apesar da diminuição do resultado, a administração liderada por Miguel Stilwell d’Andrade decidiu manter o dividendo e distribuir mais de 750 milhões de euros aos acionistas, mais 100 milhões do que os lucros que obteve.

A elétrica explicou a 17 de fevereiro, numa outra nota ao mercado, que o resultado foi penalizado “por efeitos não recorrentes de 169 milhões de euros em 2021, incluindo imparidades associadas ao portefólio de centrais térmicas no mercado ibérico”.

Sem estes impactos, assegurou, o lucro recorrente apresenta um crescimento de 6% para 826 milhões de euros, “suportado pelo desempenho positivo do negócio global de renováveis, a integração da Viesgo em Espanha e crescimento das operações de redes de eletricidade no Brasil”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP distribui dividendos de 750 milhões a 28 de abril

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião