EDP fecha compra da Viesgo e soma mais 500MW de eólicas em Espanha

Com esta operação, a EDP vai gerir e consolidar os ativos de distribuição da Viesgo Distribución, Begasa e E-Redes. Juntas têm mais de 52 mil km de redes e 1,3 milhões de pontos de distribuição.

A EDP e a Macquarie Super Core Infrastructure Fund anunciaram esta quarta-feira que concluíram a operação no valor de 2,7 mil milhões de euros, anunciada em julho, para a aquisição dos ativos da espanhola Viesgo, que entretanto já tinha recebido a aprovação final da Comissão Europeia e do Conselho de Ministros espanhol.

Este acordo inclui a aquisição por parte da EDP dos ativos de distribuição de energia elétrica da Viesgo: 0,5 GW de energia renovável e ainda duas centrais termoelétricas em processo de desmantelamento, com potenciais pontos de ligação à rede para o desenvolvimento de projetos renováveis.

Ainda no âmbito desta transação, a EDP Renováveis aproveita também para adquirir os 0,5 GW de ativos renováveis da Viesgo na Península Ibérica, na sua maioria, eólicos.

“Concluímos uma operação estratégica para a EDP, que contribui para alcançar os objetivos com que nos comprometemos para 2022, através do crescimento em energias renováveis e redes de distribuição. Continuamos a criar valor com os nossos investimentos, ao mesmo tempo que reforçamos a aposta nos nossos clientes e em novos produtos e serviços, como é o caso do autoconsumo de energia e da mobilidade elétrica, vetores que nos vão permitir acelerar a transição energética”, destaca Rui Teixeira, presidente da EDP Espanha e CEO interino da EDP Renováveis.

Em comunicado, a EDP informa que, com esta operação, vai gerir e consolidar os ativos de distribuição da Viesgo Distribución, da Begasa e também da E-Redes – anteriormente detida em 100% pela EDP -, através de uma nova parceria estratégica de longo prazo detida em 75,1% pela EDP e em 24,9% pela Macquarie. Juntas, estas três distribuidoras de energia elétrica têm mais de 52 mil quilómetros de redes e 1,3 milhões de pontos de distribuição.

“A Viesgo está focada no futuro da energia. Com este acordo de longo prazo com a EDP, garantimos que a infraestrutura de redes e que o fornecimento de eletricidade se mantêm de forma segura, fiável e sustentável”, diz Juan Caño, responsável da Macquarie na Península Ibérica e membro do Conselho de Administração da Viesgo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP fecha compra da Viesgo e soma mais 500MW de eólicas em Espanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião