As escolhas de… Maria Emília Teixeira

Maria Emília Teixeira é of counsel da Cerejeira Namora, Marinho Falcão desde 2021 e conta com experiência essencialmente nas áreas de direito civil.

Na edição de março da revista Advocatus, Maria Emília Teixeira, of counsel da Cerejeira Namora, Marinho Falcão desde 2021, com experiência essencialmente nas áreas de direito civil, partilhou as suas escolhas.

Estas são as suas escolhas!

O livro favorito

Não consigo eleger o favorito destes três: “Antígona” de Sófocles, “Os Irmãos Karamázov” de Fiódor Dostoiévski e “Ardil-22” de Joseph Heller.

O filme que nunca perde…

Não tenho um, mas vários. A triologia “The Godfather”, “Sweet November”, “O Caso de Richard Jewell”, e “A Queda de Wall Street”. Este último por duas razões, pelo tema abordado e porque participa o meu ator favorito, Christian Bale.

Uma série de sempre…

Novamente, não apenas uma mas várias. “Peaky Blinders”, “Mad Men”, “Twin Peaks”, “Mindhunter” e “South Park”.

A viagem de eleição…

A favorita de todas, Nova York em 2016. Irei repetir, mas desta vez com o meu filho, tenho de aguardar mais uns anos para que ele tenha perceção do que vai ver!

Uma memória…

Lembro-me perfeitamente do dia em que decidi deixar de acompanhar diligências de penhora, há mais de uma década. O caso é simples. Os executados tinham uma filha de 3 anos, a qual era neta de um casal de pessoas idosas que viviam na casa ao lado da dos executados. Eram os pais da executada. A dívida exequenda, comunicável, tinha sido contraída pelo genro. Chegados ao local, os executados, avisados da diligência, propositadamente ausentaram-se. Estávamos legalmente preparados e autorizados para arrombamento da porta. O pai da executada, que estava a trabalhar no campo, apareceu-nos e pediu-nos 10 minutos, subiu para a sua motorizada, uma Casal 2, que mal o aguentava, foi ao Banco dele levantar as poupanças e pagou o montante em dívida ao agente de execução. Perguntei-lhe porque assumiu a dívida e ele, com os olhos cheios de lágrimas e as mãos cravejadas de sinais de trabalho árduo, disse-me “Senhora Dra., antes morrer que ver a minha neta a passar fome e ela ver a sua casa sem as coisas que ela gosta”. Esse dia foi marcante para mim. Nunca mais os vi, mas sei que foi a cobrança bem sucedida mais difícil da minha vida.

Na secretária nunca falta(m)…

Post-its.

A primeira coisa que faz quando acorda…

Acordar o meu filho, ver o sorriso dele e a sua característica boa disposição matinal que não herdou da mãe!

O primeiro despertador toca às…

Impreterivelmente às 8h! Há toda uma logística coordenada para levar o meu filho à escola pontualmente.

Para começar bem o dia nada melhor do que…

Um bom banho, um bom pequeno-almoço, tudo acompanhado por boa música.

A primeira coisa que faz quando chega a casa…

Vestir roupa confortável e conversar com o meu filho e marido.

Os tempos livres são para…

Estar com os meus fiéis amigos de sempre e que sei que são para sempre.

Um lema de vida…

Não sei se é lema de vida, mas há uma frase que me acompanha permanentemente… ”Sometimes you win, sometimes you learn”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

As escolhas de… Maria Emília Teixeira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião