Luísa Salgueiro exige mais dinheiro para a descentralização por causa da inflação. E argumenta com a alteração dos indicadores que estiveram na base dos cálculos das transferências financeiras.
A presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Luísa Salgueiro, exige mais dinheiro para a descentralização por causa da inflação. Os indicadores que estiveram na base dos cálculos das transferências financeiras para os municípios já mudaram e por isso "é imprescindível" revisitar o processo e "
voltar a avaliar as condições para que esta transferência não signifique uma fragilização para as autarquias",diz a socialista que também lidera a Câmara de Matosinhos. Contas feitas, garante, em entrevista ao ECO, que "
os valores de referência já estão muitoalterados",argumentando com o impacto da pandemia e principalmente da guerra na Ucrânia, resultando no aumento do custo dos combustíveis e da energia. Com todo este processo de descentralização envolto em polémica,
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.