O sócio Filipe Eusébio assume que o principal desafio da Ana Bruno & Associados é manter a sustentabilidade no crescimento e o grau de qualidade do trabalho que entregam.
Manter a sustentabilidade no crescimento é um desafio “constante” e “sempre atual” da Ana Bruno & Associados, uma sociedade composta por 28 pessoas e que se define como um reflexo da “enorme” dedicação dos seus profissionais. Mas não só, segundo explicou o sócio Filipe Eusébio, este desafio é paralelo ao grau de qualidade do trabalho que entregam.
“Qualquer processo de contratação de mais profissionais para acorrer ao crescimento do volume de trabalho, traz consigo várias responsabilidades, nomeadamente relacionadas com a pessoa que se contrata, mas também na forma como a estrutura da sociedade pode ser afetada”, refere. Segundo o sócio, este é um bom desafio, porque está associado ao constante aumento do volume de trabalho. Ainda assim, garante que têm “felizmente” sido muito bem-sucedidos nas contratações que têm feito.

No mercado há cerca de 21 anos, o balanço que o sócio faz é “muito positivo”, sublinhando o crescimento “sempre sustentado” do escritório ao longo dos anos. “Não é sempre fácil, nem é sempre óbvio. Há milhares de decisões para serem tomadas, inúmeros obstáculos, procedimentos, burocracias, dificuldades, mas o princípio tem sido sempre o mesmo: superarmos em equipa esses desafios, crescermos pessoal e profissionalmente e com isso continuar a nutrir o desenvolvimento da atividade da sociedade”, acrescenta.
À Advocatus, Filipe Eusébio explicou que a sociedade estabeleceu sempre como princípio basilar da sua atividade uma noção de “dedicação muito próxima” aos interesses individuais de cada cliente, sendo um princípio “extremamente exigente”.
“É uma prática de advocacia de muita proximidade, sendo portanto feita de muita dedicação, nomeadamente ao nível da comunicação com o cliente, algo que elegemos como fundamental no nosso trabalho diário. Tal posicionamento, tem-nos ainda proporcionado a capacidade de angariar muitos clientes de nacionalidade estrangeira, com as mais variadas origens, que tanto procuram Portugal como destino de investimento, como para relocalizar completamente a sua vida”, nota o advogado, que considera que a garantia dos clientes de que têm um aconselhamento jurídico “seguro”, “multidisciplinar” e “permanentemente disponível” gera uma “enorme conforto” dos clientes.
Até ao momento os objetivos têm sido traçados, baseados num crescimento sustentado, garante o sócio. “O crescimento do número de clientes, conjugado com o princípio de que devemos manter uma relação de estreita proximidade com os mesmos, implica que tenhamos que gradualmente integrar novos profissionais, e essa integração, que ao longo dos anos tem feito crescer a equipa de forma sólida, traz consigo a validação do nosso modelo e dos objetivos a que nos propusemos ao longo dos anos”, acrescenta.
Na Ana Bruno & Associados todos os departamentos colaboram “constantemente” entre si de forma a “prestar o aconselhamento jurídico mais completo possível a cada cliente” e a “eliminar riscos futuros para os clientes”.
“Não há portas fechadas no escritório. Tal colaboração tem contribuído grandemente para o crescimento de todos os departamentos em uníssono, não sendo assim atribuível a um departamento específico a forma como a sociedade se tem desenvolvido”, garante Filipe Eusébio.
Por serem uma sociedade especializada em diversas áreas e reconhecerem que têm conseguido sempre antecipar as necessidades, pretendem apostar no futuro no setor de Direito do Desporto. “Cremos acima de tudo que o lançamento de novas áreas ou departamentos surge invariavelmente de uma capacidade de adaptação às circunstâncias, que ficou aliás evidente durante a pandemia”, considera.
Futuro passa pelas pessoas
Com os “olhos postos” no crescimento, Filipe Eusébio admite que existem novos desafios, muito associados a novas áreas de Direito, “sendo extraordinária por exemplo a forma como jovens advogados e advogados estagiários, conseguem trazer novas perspetivas e conhecimento à organização”.
“A sociedade pretende continuar a dar espaço e a investir nesse conhecimento, que é incubado dentro da mesma e muitas vezes dá origem a departamentos ou desks autónomos, como foi o caso do recém-criado Eastern European Desk, que acompanha de forma mais dedicada clientes oriundos dos países do Leste Europeu”, revela.

Ansioso pelo futuro, Filipe Eusébio acredita que a Ana Bruno & Associados será muito daquilo que os profissionais que a compõem serão e que esse é o investimento mais importante que terão de fazer. “Estes 21 anos de trabalho acabaram por gerar raízes profundas, que nos apoiam para podermos ser cada vez mais ambiciosos nos nossos objetivos. Notamos por exemplo que o nosso mercado está cada vez mais atento à especialização, e acreditamos por isso em entregar cada vez mais oportunidades de formação aos profissionais da sociedade, para que possam eles próprios tornar-se referências nas áreas da sua preferência, e com isso tornar a sociedade uma referência também”, acrescenta.
Com escritório apenas em Lisboa, o sócio garantiu que não é o objetivo para já a expansão para outras cidades, até porque, sempre que as circunstâncias o exigem, têm colaborado com outras firmas, tanto nacionais como estrangeiras.
“A prática da profissão dentro da sociedade jamais se cingiu a fronteiras específicas. A equipa tem com sucesso conseguido acorrer às solicitações que lhes são feitas, acompanhando os clientes em Portugal, mas igualmente em deslocações ao estrangeiro sempre que isso é necessário no âmbito dos assuntos que nos são confiados”, conclui.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Advocacia de proximidade: a fórmula da Ana Bruno & Associados
{{ noCommentsLabel }}