Cuatrecasas assessora transação do mês escolhida pelo TTR

O TTR selecionou como transação do mês de janeiro a compra do Grupo Mémora pelo Grupo Catalana Occidente, por 401.30 milhões de euros. A operação contou com a assessoria jurídica da Cuatrecasas.

O grupo segurador Catalana Occidente adquiriu a maioria do capital da Mémora, grupo de serviços funerários que, através da Servilusa, é líder de mercado em Portugal. A empresa foi avaliada em 600 milhões de euros, tendo faturado 210 milhões de euros em 2021.

A sociedade de advogados Cuatrecasas assessorou juridicamente o grupo espanhol Catalana Occidente na compra, ao fundo Ontario Teachers’ Pension Plan, da Mémora. “O grupo Mémora é líder no mercado dos serviços funerários da Península Ibérica, operando em Portugal sob a marca Servilusa. A operação ibérica contava com um total de mais de quarenta sociedades. Tratou-se de um projeto com características muito singulares pela especialidade do setor envolvido”, explicou Mariana Norton dos Reis, sócia co-coordenadora da área de Societário e M&A da Cuatrecasas.

“A operação cross-border apresentou vários desafios, não só pela extensão do grupo, que exigiu um exercício de due diligence rigoroso e complexo, mas também do ponto de vista jurídico, designadamente ao nível regulatório, imobiliário e laboral. O volume e a complexidade jurídica das questões envolvidas exigiram a intervenção e dedicação de uma equipa multidisciplinar, que trabalhou de forma articulada com os diferentes workstreams e advisers do cliente, para procurar e encontrar as soluções adequadas às exigências específicas da transação. Sem esta dedicação e equipa multidisciplinar, alinhada com os interesses e expectativas do nosso cliente, não teria sido possível concluir a operação”, concluiu.

A Servilusa é detida a 100% pela Mémora e considerada líder em Portugal, tendo registado vendas de 25 milhões de euros em 2021 e 4,2 milhões de lucro líquido. Dispunha de 284 empregados no final de 2021.

O volume e a complexidade jurídica das questões envolvidas exigiram a intervenção e dedicação de uma equipa multidisciplinar, que trabalhou de forma articulada com os diferentes workstreams e advisers do cliente, para procurar e encontrar as soluções adequadas às exigências específicas da transação.

Mariana Norton dos Reis

sócia co-coordenadora da área de Societário e M&A da Cuatrecasas

A Catalana Occidente é a quinta maior seguradora de Espanha com cerca de 4,8 mil milhões de euros de prémios emitidos, e é a segunda em seguros de crédito através da Crédit y Caución, também presente em Portugal. Esteve na corrida para a compra da Tranquilidade em 2019 que foi vencida pela Generali.

Nesta operação, que necessitou da autorização das autoridades de concorrência quer de Portugal quer de Espanha, a equipa de advogados da área de prática de Societário e M&A que apoiou a Catalana Occidente envolveu o sócio Gerard Correig, o associado sénior Roger Freixes e o associado Pau Masana (de Barcelona). “Da Cuatrecasas em Portugal estiveram vários elementos de diversas áreas na due diligence (aproximadamente 15) e eu e o Francisco Martins Caetano na coordenação da due diligence e Shareholder Purchase Agreement”, segundo explicou Marta Pereira da Silva, consultora da Cuatrecasas.

A Cuatrecasas destacou, em comunicado, que o valor da Mémora, incluindo a dívida do grupo, é de aproximadamente 600 milhões de euros. “A empresa, que emprega cerca de 1.500 profissionais, é proprietária ou controla a gestão de 139 tanatórios, 39 crematórios e 18 cemitérios, chegando a efetuar até 50 mil serviços anuais”, aponta o escritório.

Recorde-se que foi em 2017 que o Ontario Teachers’ Pension Plan comprou à capital de risco britânica 3i uma participação maioritária, por 450 milhões de euros, na funerária Mémora, que gere o seu negócio em Espanha e em Portugal – por cá, através da Servilusa.

Agora, o fundo considera que o seu trabalho está feito. No comunicado, o diretor-geral sénior de capital privado do Ontário Teachers na Europa, Médio Oriente e África (EMEA), Jean-Charles Douin, mostrou-se satisfeito com o acordo.

“Estamos orgulhosos de ter trabalhado com a equipa do Mémora nos últimos cinco anos e de ter contribuído para reforçar a sua posição como um grupo líder em serviços funerários na Península Ibérica”, sublinhou.

“Tendo cumprido com o nosso plano de investimento no Mémora, é altura de deixar o grupo em boas mãos e esperamos que continue a crescer sob a liderança do grupo Catalana Occidente”, acrescentou Douin

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cuatrecasas assessora transação do mês escolhida pelo TTR

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião