São cerca de 75% do tecido empresarial português, empregam metade dos trabalhadores em Portugal e pesam 65% do PIB. As empresas familiares fazem mover a economia.
Este artigo integra a 8.ª edição do ECO magazine. Pode comprar
aqui.
“Quando entro na empresa, a família fica à porta.”As palavras são de Isabel Furtado, neta do fundador do Grupo TMG (Têxtil Manuel Gonçalves), que assumiu a liderança da empresa da família, a TMG Automotive, em plena crise mundial financeira — a pior desde a Grande Depressão. Além da responsabilidade de gerir o negócio da família num dos momentos mais difíceis da história económica no último século, Isabel, mulher num mundo de homens — não esquece como numa visita à Alemanha, em 2008, alguém apresentou a empresa a um concorrente desta forma: “não te preocupes. A TMG Automotive é uma pequena e encantadora empresa, mas é gerida por uma mulher” – tinha ainda o peso de garantir a sustentabilidade do negócio para as gerações
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.