A equipa multidisciplinar da TELLES envolvida na operação foi liderada pelo of counsel Nuno Marques e contou com a participação do associado André Magalhães.
A TELLES assessorou 100% da venda do grupo líder em Portugal na indústria dos laticínios constituído pelas sociedades Sequeira & Sequeira (S&S), Lacticínios do Paiva, S.A. (Portugal), Lactopaiva Cabo Verde e Lactopaiva Moçambique, ao grupo líder mundial na indústria dos laticínios, Lactalis.
Uma assessoria que começou em junho de 2023 e o signing ocorreu em março de 2024. “A expectativa será chegar ao closing em junho deste ano, perfazendo assim um ano”, segundo explicou fonte oficial do escritório de advogados.
A Lactalis, gigante francesa dos lacticínios que detém marcas como a Parmalat, Ucal ou Santal, firmou um acordo para a compra do grupo português Sequeira & Sequeira, proprietária dos queijos Paiva.
“A TELLES acompanhou todas as fases do processo de venda, nomeadamente assessoria na reestruturação do grupo, assessoria aos acionistas na estratégia global da transação, elaboração e negociação dos instrumentos necessários para a transação, designadamente o contrato de compra e venda de participações sociais e outros documentos acessórios, e preparação e assessoria no signing da transação”, referem em comunicado.
A equipa multidisciplinar da TELLES envolvida na operação foi liderada por Nuno Marques, of counsel da área de Corporate, Transacional e Private Equity, e contou com a participação do associado André Magalhães. Da parte da equipa de fiscal esteve envolvido o sócio José Maria Cabral Sacadura.
“Durante a fase competitiva, realizamos um extenso trabalho em colaboração com a equipa jurídica in-house de Corporate Finance/M&A do Santander, analisando as propostas das diversas instituições concorrentes, que apresentavam conceitos e abordagens de transação distintas. Este processo representou um desafio significativo na estruturação do acordo e, consequentemente, com impacto no grupo envolvido”, segundo fonte da TELLES.
“Durante o período de exclusividade com a Lactalis, enfrentamos desafios que exigiram pensar de forma criativa e inovadora para encontrar soluções jurídicas que atendessem aos interesses de ambas as partes. Lidamos com diferentes visões sobre os riscos envolvidos na transação, o que reflete as particularidades e contextos de cada uma das partes. Foi um trabalho complexo e desafiador, mas conseguimos superar essas diferenças com sucesso”, concluiu a mesma fonte.
Fundada em 1986 em Vouzela, a S&S começou como distribuidora de produtos alimentares, tendo adquirido mais tarde a Lacticínios do Paiva. A S&S distribui mais de 50 marcas premium de comida e bebidas, incluindo os produtos de marca da Lacticínios do Paiva. A Lacticínios do Paiva é um produtor independente líder em Portugal de lacticínios, com presença internacional em mais de 20 países e cinco continentes. Este grupo é constituído por aproximadamente 300 pessoas e tem um volume de negócios de cerca de 60 milhões de euros.
Desde a sua aquisição, a Lacticínios do Paiva evoluiu de uma empresa regional para um dos principais produtores independentes de queijo em Portugal e, em 2008, o grupo iniciou a sua atividade de distribuição em Cabo Verde e Moçambique, tendo um volume de negócios na ordem dos 60 milhões de euros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Telles assessora venda dos queijos Paiva
{{ noCommentsLabel }}