Três grandes movimentam milhões em transferências a uma semana do início da liga de futebol

Benfica é o clube mais gastador, FC Porto aposta em espanhóis e Sporting nunca pagou tanto por um jogador. Três grandes movimentam milhões em transferências a uma semana do início do campeonato.

A uma semana do arranque da liga portuguesa de futebol, edição 2023/24, os “três grandes” ainda preparam os respetivos plantéis para um campeonato particularmente competitivo. Nesta época apenas o campeão tem entrada direta na Liga dos Campeões – Portugal desceu no ranking de competições da UEFA e perdeu a posição para os Países Baixos – e o segundo classificado tem de jogar as pré-eliminatórias. Na melhor das hipóteses, Portugal terá apenas duas equipas na prova milionária do próximo ano.

Benfica gasta quase 40 milhões de euros em dois reforços

Neste período de transferências, o Benfica assinou até ao momento a compra mais cara de sempre do futebol português ao contratar o médio turco Orkun Kökçü ao Feyenoord por 25 milhões de euros, mais 5 milhões dependentes de objetivos alcançados pelo jogador, superando os 24 milhões de euros pagos por Darwin Nuñez em 2020. O antigo capitão do Feyenoord vai ficar com uma cláusula de rescisão de 150 milhões de euros num contrato válido por cinco épocas.

David Jurásek, contratado ao Slavia de Praga por 14 milhões de euros veio para a Luz ocupar o lugar deixado vago por Grimaldo que saiu do Benfica a custo zero para o Bayer Leverkusen. O espanhol fez 301 jogos em sete épocas de águia ao peito.

Instagram SL Benfica

Quem já jogou de novo de águia ao peito (na pré-época) é Di Maria, que regressou ao Benfica 13 anos depois para um contrato válido por uma época. A chegada do argentino, campeão do mundo aos 35 anos, era um desejo antigo do presidente Rui Costa e a operação acabou por adquirir grande mediatismo neste período de transferências. Curiosidade: o argentino vai beneficiar do programa Regressar, medida de apoio fiscal criada pelo Governo que vai permitir um desconto de 50% nos impostos do jogador, e que abrange antigos residentes.

Em sentido contrário seguiram Gilberto (2,5 milhões de euros para o Bahia), Weigl (7,1 milhões de euros para o Borussia Mönchengladbach), Seferovic (terá rescindido contrato para se juntar ao Al-Wasl), Cher Ndour (saiu em final de contrato para o Paris Saint-Germain) e Lucas Veríssimo (emprestado ao Corinthians).

Contratação mais cara de sempre dos leões

No outro lado da Segunda circular, o Sporting investiu forte à partida para a nova época para ter um plantel mais competitivo na busca pelo título. Após semanas intensas de negociação com o Coventry, Viktor Gyokeres chegou ao Sporting por 20 milhões de euros (mais 4 milhões de euros por objetivos) o que faz do sueco a transferência mais cara de sempre dos leões. O avançado assinou contrato por cinco anos e fica com uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.

Viktor GyökeresInstagram Sporting CP

Na época passada marcou 22 golos em 50 jogos pelo clube do segundo escalão inglês. Será forte concorrência a Paulinho, que nunca chegou a render os golos que se esperam de um avançado num clube que luta para ser campeão. Em sentido contrário, a saída de Manuel Ugarte para o Paris Saint-Germain por 60 milhões de euros fez desta transação a segunda venda mais cara de sempre do Sporting, depois da saída de Bruno Fernandes para o Manchester United por 65 milhões de euros em 2019/20.

Manuel UgarteInstagram Paris Saint-Germain

Também Arthur Gomes, Tiago Ilori e José Marsá já não “moram” em Alvalade. O primeiro acertou transferência para o Cruzeiro por três milhões de euros. Os outros terão rescindido a ligação ao Sporting e deixaram o clube a custo zero. Já Rochinha, médio português que também não convenceu Rúben Amorim para a nova época, foi emprestado ao Al Markhiya, clube do Qatar.

Antes, no final da época que terminou em junho, Tiago Tomás assinou contrato com o Wolfsburgo após uma época de empréstimo no Estugarda. O negócio rendeu oito milhões de euros, podendo chegar aos dez se o avançado português conseguir atingir certos objetivos ao serviço do clube alemão na época que agora começa. Também Sotiris Alexandropoulos partiu para o Olympiacos por empréstimo de uma época. O acordo contempla a opção de compra do jogador por quatro milhões de euros no final da época.

FC Porto aposta em jogadores espanhóis

Mudando de geografia e subindo 300 quilómetros no país, ao Estádio do Dragão chegaram até à data dois reforços para o plantel de Sérgio Conceição. O espanhol Fran Navarro assinou pelos dragões num negócio que rondou os seis milhões de euros por 90% do passe do jogador vindo do Gil Vicente, ficando com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. Ao serviço do clube minhoto o avançado de 25 anos marcou 37 golos em 78 jogos. No FC Porto a concorrência será apertada, mas os números apresentados por Fran Navarro nas duas épocas pelo Gil Vicente confirmam o seu potencial.

Instagram FC Porto

Para o meio campo chegou mais um espanhol. Nico Gonzalez juntou-se ao FC Porto vindo do Barcelona num negócio que rondou os 8,4 milhões de euros para um contrato válido por cinco temporadas. O Barcelona fica ainda com direito de recompra do jogador por 30 milhões de euros até 30 junho de 2025. Gonzalez chega assim ao FC Porto para substituir Mateus Uribe que deixou o Dragão em final de contrato para ingressar no Al-Sadd do Qatar. Mais um jogador a deixar o clube a custo zero no final da época. Um percurso idêntico ao que já tinha acontecido com Brahimi, Herrera, Marega ou Mbemba, jogadores de peso no plantel portista que deixaram o clube sem gerar retorno financeiro.

Diogo Leite, defesa central português que jogou por empréstimo no Union de Berlin na época passada, transferiu-se em definitivo para o clube alemão. Os dragões encaixaram 7,5 milhões de euros.

Benfica e FC Porto discutem primeiro troféu da época

Benfica e FC Porto encontram-se esta quarta-feira, 9 de agosto, para discutir o primeiro troféu da época. A partida da supertaça Cândido de Oliveira vai ser jogada no Estádio Municipal de Aveiro a meio da semana, após acordo entre os finalistas e a Federação Portuguesa de Futebol para que a partida não coincidisse com a realização da Jornada Mundial da Juventude. O jogo marca o início oficial da temporada 2023/24. O FC Porto é o atual detentor do troféu, tendo vencido o CD Tondela (3-0) na última edição.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Três grandes movimentam milhões em transferências a uma semana do início da liga de futebol

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião