A importância dos recursos humanos na era digital dos Seguros

  • Joana Saldanha
  • 8 Julho 2024

Joana Saldanha, consultora da Michael Page na área de recursos humanos em Seguros, traça o perfil ideal de quem pretende trabalhar no setor em época de digitalização. Também aconselha quem recruta.

A transformação digital nos últimos anos tem modificado praticamente todas as indústrias, não sendo o setor segurador uma exceção. As novas tecnologias e a transformação digital acabam por ter uma importância muito grande nesta mudança. A Inteligência Artificial tem auxiliado os seguros a identificar e a combater os riscos de forma rápida, nomeadamente ao nível da saúde mental, alterações climáticas e cibersegurança. Deste modo, podemos destacar o crescimento da inovação no setor sem que a rentabilidade e sustentabilidade do negócio sejam comprometidas.

As empresas do setor segurador, para se manterem competitivas, deverão adotar a transformação digital de forma constante, a longo prazo, não olhando para a mesma como se de uma revolução digital se tratasse. Desta forma, conseguirão responder atempadamente às necessidades dos seus clientes.

Repensar as suas estratégias e modelos de negócio para melhorar as experiências de toda a comunidade, aliado ao desenvolvimento de novas ferramentas digitais pode vir a ser um impulsionador do compromisso do cliente para com a organização. Desenvolvimento de novos produtos, automação de processos, análise avançada de dados e a transformação das principais áreas de negócio são prioridades para a maioria das seguradoras. O investimento em tecnologia permite transformar e aprimorar todo o ciclo de vida do produto, libertando os profissionais desta área para funções de maior valor acrescentado.

Dentro da sua cultura, é importante que as organizações identifiquem áreas onde melhorias e transformação sejam exequíveis e passíveis de ser implementadas e adotem medidas de valor acrescentado ao negócio tornando-o sustentável e rentável. Apesar de todos os benefícios, ao adotar a transformação digital, as seguradoras devem considerar a segurança dos dados e conformidade regulatória – tópicos de relevo que necessitam de especial atenção.

Para além disso, a evolução rápida da tecnologia acaba por exigir investimentos contínuos e uma adaptação constante. Aqui entram as Insurtech que têm a capacidade de colmatar as necessidades de transformação digital das Companhias Seguradoras tradicionais. As Insurtech vieram redefinir o que significa comercializar seguros. Aliando o investimento e a tecnologia, estas empresas alicerçam a sua competitividade nas competências digitais que apresentam pois oferecem comodidade, personalização e acessibilidade. Assim sendo, uma parceria entre uma Companhia Seguradora tradicional e uma Insurtech pode ser uma estratégia a adotar para alcançar o sucesso.

Desta forma, os seguros estão-se a transformar num berço de inovação digital. As Insurtech estão na vanguarda da revolução da transformação digital. Podemos esperar o surgimento de mais inovações, visto que a tecnologia continua a evoluir e a trazer mais benefícios para toda a comunidade (empresas e segurados). A chave do sucesso poderá ser abraçar a mudança e inovar continuamente num mundo digital com cada vez maior complexidade.

A transformação digital no setor segurador representa tanto um desafio quanto uma oportunidade para os Recursos Humanos. É fundamental que invistam na formação e desenvolvimento dos seus colaboradores e no fomento de uma cultura de aprendizagem contínua que mantenha a equipa atualizada com as últimas tendências tecnológicas promovendo uma verdadeira cultura de inovação. Um exemplo destas iniciativas é a inclusão de embaixadores de inovação que evangelizem melhorias a nível de processos e metodologias que proporcionem eficiência e melhoria contínua nas equipas.

Para os profissionais que estejam a recrutar, é crucial estar a par das competências e transformações digitais emergentes no setor segurador bem como saber identificar candidatos que demonstrem competências ao nível da resiliência e capacidade de adaptação. Já para quem pondera uma movimentação profissional, é importante perceber que tipo de competências ou know how é requisitado por parte das organizações às quais se candidata e procurar investir na aquisição ou melhoria das mesmas. Flexibilidade e prontidão para enfrentar novos desafios, bem como capacidade de abraçar a mudança são, do ponto de vista das soft skills, sempre fundamentais. Para não ficar para trás na evolução tecnológica, é essencial adotar uma mentalidade aberta e positiva em relação a esta mudança constante. Procurar continuamente oportunidades de aprendizagem e envolver-se em atividades que desenvolvam novas competências digitais são maneiras eficazes de se manter atualizado e relevante no mercado de trabalho no setor segurador.

  • Joana Saldanha
  • Consultora da área de Insurance da Michael Page

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