De olhos bem fechadospremium

Nos EUA, uma lista que afeta 32 estados baniu 1.648 títulos de livros das instituições de ensino e bibliotecas, afetando mais de 5.000 escolas e cerca de 4 milhões de estudantes.

Costuma dizer-se que " o pior cego é aquele que não quer ver". Pois bem: proponho uma alteração ao ditado. Percebi, depois de ler esta notícia, que talvez o pior cego seja aquele a quem não deixam ver. Ou melhor dito, a quem não deixam ler. Um dia destes o mundo tem de deixar de nos espantar, verdade? Ainda não foi desta. Noticia a Newsweekque alguns dos títulos mais importantes da literatura clássica e moderna foram removidos de escolas e livrarias dos Estados Unidos. A lista exclui títulos como "The Handmaid's Tale" ou "Girls Who Code", entre outros, numa atualização levada a cabo pela organização PEN America, que defende a liberdade de expressão na literatura, ao índice nacional que lista todos os livros banidos no ano escolar 2021-22. Feitas as contas, a lista exclui 1.648 títulos

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.