Employer Branding, muito mais do que reputação

  • Ana Gravato
  • 20 Dezembro 2022

Metade dos profissionais recusaria trabalhar numa empresa que integrasse os três principais fatores negativos de employer brand: fraca segurança no emprego, equipas disfuncionais, má liderança.

Num mercado altamente competitivo e globalizado, reter e atrair talento são desafios crescentes para as organizações. Uma estratégia integrada de employer branding promove não só um posicionamento estratégico da empresa no mercado de trabalho, como um ambiente corporativo saudável e atrativo para todas as pessoas que a integram ou venham a integrar.

A maior força de uma organização são os seus colaboradores. Sem uma equipa estruturada, motivada e empoderada, o desenvolvimento fica rapidamente comprometido. Mas como atrair as pessoas certas, com o perfil certo, para cada posição? E como ajudá-las a integrarem-se na organização e motivá-las a continuar a crescer com ela?

A perceção de que o employer branding é um fator de competitividade para as empresas e um investimento proveitoso já foi confirmada em números. De acordo com o artigo “Research Shows Exactly How Much Having a Bad Employer Brand Will Cost You” de Wade Burgess, VP de Talent Solutions do Linkedin, empresas norte-americanas com 10.000 colaboradores e uma má reputação como empregadoras poderiam gastar até 7,6 milhões de dólares por ano em salários adicionais.

Além disso, o estudo conduzido demonstrou que quase metade dos profissionais norte americanos recusariam trabalhar numa empresa que integrasse os três principais fatores negativos de employerbrand –- fraca segurança no emprego, equipas disfuncionais, ou má liderança — independentemente da remuneração que lhes fosse oferecida.

Pela minha experiência, existem várias ações que podem ser levadas a cabo pelas empresas e que contribuem para uma marca mais forte e com a qual os colaboradores identificam um maior sentimento de pertença. Falo de ações que convidam os colaboradores a refletir a sua carreira profissional e a explorar novas oportunidades dentro da empresa, iniciativas que promovam o seu desenvolvimento profissional, ações relacionadas com o bem-estar, a igualdade e inclusão, ou ações de voluntariado que desenvolvem o potencial pessoal.

O employer branding vai, por isso, muito além da reputação. É um investimento de futuro, que possibilita a criação de uma frente de trabalho unida, sólida, dinâmica e capacitada, em permanente evolução e crescimento, capaz de alavancar a empresa e apoiá-la efetivamente no seu processo de expansão e crescimento. Sentir o reconhecimento por parte de colaboradores de que temos uma marca empregadora real e forte torna ainda mais desafiante a nossa missão e enriquece naturalmente o nosso leque de embaixadores de marca!

  • Ana Gravato
  • Coordenadora de Comunicação Corporativa na Saint-Gobain em Portugal

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