Importância de haver mais mulheres em tecnologia

  • Núria Amorim
  • 16 Junho 2021

Ser mulher e trabalhar na área da tecnologia é combinar lógica e criatividade para resolver problemas. A tecnologia oferece a oportunidade de uma carreira brilhante.

Frequentemente, quando se fala em informática ou programação, o primeiro estereótipo que vem à mente é o de informático geek. Um intelectual, obcecado por computadores, com poucas ou nenhumas competências de comunicação e que trabalha 16 horas por dia.

Mas isto não é a realidade. Trabalhar em tecnologia é muito mais do que isso. E há perfis tão variados que seria extremamente difícil identificá-los pelos seu aspeto ou interesses pessoais.

Ser mulher e trabalhar na área da tecnologia é absolutamente fantástico. É combinar lógica e criatividade para resolver problemas; é usar competências interpessoais para ouvir o cliente e colocar-se no lugar do utilizador; é conciliar negócios, engenharia e design; é imaginar experiências que podem revolucionar indústrias. É ser bonita e inteligente, usar salto alto quando se quer e também beber um copo na esplanada, jantar com os amigos e sair para dançar. É usar a experiência adquirida para desenvolver produtos e serviços de ponta que nos mantêm conectados, melhoram o ambiente, e podem até salvar vidas.

É importante ter mais mulheres na área da tecnologia porque a tecnologia oferece a oportunidade de uma carreira brilhante.

É não só uma indústria aliciante, como surgem constantemente novas oportunidades e novos mercados. E com a procura em alta, vem também a concorrência por recursos altamente qualificados e ótimos benefícios. Uma carreira nesta área pode oferecer um bom work-life balance, salários acima da média, e outros perks fantásticos, desde oportunidades de desenvolvimento a escritórios de sonho.

As mulheres que começaram agora a enveredar por carreiras nesta área, podem ainda viver um momento chave e marcar a diferença, como role models na tecnologia. Mostrar todo o seu entusiasmo, inspirar outras mulheres a explorar ideias inovadoras e resolver problemas reais, beneficiando assim de uma experiência pessoal muito satisfatória.

A tecnologia está a revolucionar a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Estamos num momento chave para desmistificar os estereótipos de género e de cultura relativamente à informática e à programação. Trabalhar na área pode ser desafiante devido aos conhecimentos técnicos necessários e à atualização constante, mas é, sem dúvida, fascinante. Quem sabe se não irão desenvolver uma aplicação que vai resolver um problema social ou um robot para explorar o planeta Marte? Fica o convite para explorarem uma carreira na tecnologia!

  • Núria Amorim
  • IT Project Management Officer da Metyis

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Importância de haver mais mulheres em tecnologia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião