O elo perdido entre a gestão e o sucesso empresarial

  • Sandra Pedro
  • 22 Dezembro 2023

Melhorar a forma como as pessoas são geridas no ambiente de trabalho pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso dos negócios. A má gestão não só leva à perda de lucros, como a vida infelizes.

Vivemos numa época em que desafios globais, como a persistente pobreza, o aumento das desigualdades e as preocupações relacionadas com as mudanças climáticas, destacam-se como problemas complexos que exigem soluções urgentes. No entanto, um relatório recente do Banco Mundial lançou um alerta surpreendente: uma década perdida para a economia global pode estar a caminho. Esta desaceleração no crescimento económico pode agravar ainda mais os desafios que enfrentamos. Então, o que podemos fazer?

A Gestão Importa Mais do que Nunca

Segundo o relatório “State of the Global Workplace 2023”, divulgado pela Gallup, uma gestão humanizada pode ser a chave para enfrentar esses desafios globais. Surpreendentemente, o estudo revela que a baixa motivação e compromisso dos colaboradores custa à economia global cerca de 8,8 trilhões de dólares, o que corresponde a 9% do PIB mundial. Isso significa que melhorar a forma como as pessoas são geridas no ambiente de trabalho pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso dos negócios.

A má gestão não só leva à perda de clientes e de lucros, como também resulta em vidas infelizes. A pesquisa da Gallup sobre o bem-estar no local de trabalho demonstra que ter um emprego que se odeia é pior do que estar desempregado. E essas emoções negativas não ficam apenas no local de trabalho. Também afetam as relações familiares. Se não estivermos a prosperar no trabalho, é improvável que estejamos a prosperar na vida.

Liderança Eficiente como Solução

A boa notícia é que uma gestão menos humanizada é passível de ser resolvida. O estudo da Gallup destaca que, ao capacitar líderes e gestores com base em princípios científicos sólidos, as organizações podem aumentar significativamente o envolvimento dos seus colaboradores. Em resultado disso, a sua produtividade e motivação crescem. Logo, os resultados tangíveis e intangíveis crescem ao longo do tempo.

O impacto de uma gestão eficiente e mais humanizada é tão significativo que poderia mudar o rumo da economia global. Uma gestão humanizada baseada na ciência pode ser a chave para transformar negócios e a economia. É isso que está em jogo.

A Importância da Gestão na Era Remota

Num mundo em que o trabalho remoto se tornou uma norma, as discussões têm-se centrado em como esta nova realidade afeta a produtividade e a satisfação dos colaboradores. No entanto, segundo a análise da Gallup, uma gestão tóxica do ambiente de trabalho tem 3,8 vezes mais influência no stress dos colaboradores do que no local de trabalho. Ou seja, o que as pessoas experimentam no seu dia-a-dia de trabalho, os seus sentimentos positivos, entusiasmo e motivação, são mais importantes na redução do stress do que no local onde estão a trabalhar. Ou seja, as relações autênticas, éticas e transparentes em ambientes de trabalho seguros psicologicamente, inclusivos e positivos criam as condições para um aumento da produtividade, motivação, criatividade e inovação.

O Papel dos Líderes Empresariais

Os líderes empresariais têm um papel crucial a desempenhar na gestão humanizada. Segundo a Gallup, quase seis em cada dez colaboradores estão a desistir silenciosamente. Ainda assim, pequenas mudanças no ambiente de trabalho podem fazê-los voltar a envolver-se a partir de estratégias de transformação organizacional que envolvam uma gestão humanizada e experiência do colaborador, incluindo a sua segurança psicológica.

As equipas lideradas por líderes conscientes registaram níveis de envolvimento entre 8% a 18% superiores. Como isto é possível? Através de uma maior autoconsciência dos líderes e gestores, com base na Neurociência, na Psicologia Positiva, na Inteligência Positiva e na Inteligência Emocional, tal como fazemos no AMMA Lab. Um investimento que pode conduzir a melhorias significativas na motivação e na produtividade dos colaboradores.

De facto, o relatório da Gallup destaca o papel fundamental que uma gestão humanizada desempenha no bem-estar dos colaboradores, nos negócios e na economia global. A gestão humanizada não é apenas um pormenor nas organizações. É a força motriz por trás do sucesso ou do fracasso.

À medida que enfrentamos desafios globais cada vez mais complexos, é imperativo que os líderes empresariais tomem medidas para melhorar o ambiente de trabalho e as experiências dos seus colaboradores, nomeadamente o bem-estar corporativo. O futuro da economia global e o bem-estar das pessoas dependem disso.

Este é um apelo que faço, para que os líderes empresariais adotem uma abordagem baseada na ciência para uma gestão mais humanizada dos seus negócios, reconhecendo que a transformação organizacional pode ser a chave para um futuro mais próspero e sustentável para todos. É uma oportunidade para as empresas liderarem nos negócios e na construção de um mundo melhor.

  • Sandra Pedro
  • Chief Purpose Officer (CPO) da AMMA Lab - Bem-Estar Pessoal & Felicidade Corporativa

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

O elo perdido entre a gestão e o sucesso empresarial

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião