Negar o Negacionismopremium

O negacionismo encaixa na perfeição em todos os momentos de crise social e descrença política.

Portugal tem assistido a multidões que na rua praticam o exercício da negação. O negacionismo é uma ideologia ruidosa e agressiva que ameaça todos os que discordam. Defende uma ortodoxia heterodoxa em que a verdade é a construção de um culto apocalíptico e milenar. O primeiro momento do negacionismo é a destruição moral de todos os que negam o negacionismo, um foco de ódio continuamente projectado sobre todos os que representam outra coisa. Quem começa a destruir pelas palavras rapidamente pode começar a destruir fisicamente quem se opõe. É tudo uma questão de lógica e de grau. No fundo, a sequência natural de um gesto político que se alimenta apenas das suas palavras e dos seus actos. Neste sentido geram a sua própria lógica num Mundo morto de Deus e num Universo escravizado pela Razão.

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.