Ventura & Abrunhosapremium

As ameaças a Ventura são a crónica de um assunto político doméstico. As ameaças a Abrunhosa são uma ingerência imperialista na vida cultural de uma Nação soberana e independente.

Na confusão dos tempos modernos, o que liga Ventura e Abrunhosa? Ventura representa politicamente o que mais próximo existe de um “partido fascista” em Portugal. Abrunhosa é um “escritor de canções” assumidamente progressista e contestatário ao serviço da aventura universal da cultura. Ventura é o ideólogo do ressentimento e do ódio com fronteiras. Abrunhosa o ideólogo da humanidade comum e sem fronteiras. Tudo somado, Ventura e Abrunhosa estão nos antípodas da política e nos extremos opostos da cultura. No entanto, o político e o cantor tocam-se no ponto comum que suporta ou suprime um regime liberal – o córtex da liberdade de expressão. É quando os extremos se tocam que a liberdade de expressão rebenta à superfície da resignação e do silêncio. Ventura e Abrunhosa foram ambos ameaçados

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.