Negociações do Brexit arrancam em janeiro

  • Ana Luísa Alves
  • 14 Setembro 2016

Reino Unido vai avançar com as negociações do Brexit em janeiro de 2017. A garantia vem de Nigel Farage, antigo presidente do partido independente britânico.

Nigel Farage, antigo presidente do Partido de Independência do Reino Unido, garantiu esta quarta-feira que a negociação para o Brexit deverá avançar em janeiro. O Artigo 50 do Tratado de Lisboa diz que “um Estado-membro que decida retirar-se deverá notificar o Conselho Europeu” e será com base nas orientações do Conselho que a UE negoceia um acordo sobre os pormenores da saída. Segundo Nigel Farage, antigo presidente do Partido de Independência do Reino Unido, o artigo em questão vai ser ativado já em janeiro o que garante que, em poucos anos, todo o processo estará concluído.

“É aceitável que o Reino Unido precise de alguns meses para se preparar mas espero que, em janeiro, se concretize o artigo 50 e que, em dois anos, o processo esteja terminado”, refere Farage, em entrevista à Bloomberg.

Questionado sobre se existiria algum arrependimento face à decisão de demissão do partido, anunciada em junho, Farage negou. “Não nos arrependemos de voltar a ter o controlo da nossa vida”, disse, acrescentando que “apenas votámos para sair da união política porque acreditamos que podemos ter o controlo das nossas próprias leis, do nosso parlamento e das nossas fronteiras”.

A entrevista à Bloomberg surge no mesmo dia em que Jean-Claude Juncker, presidente da União Europeia, apelou a que as negociações para a saída do Reino Unido avancem o quanto antes. “Agradecíamos que o pedido para o ‘Brexit’ acontecesse o mais rápido possível”, disse.

 

Editado por Mariana Barbosa

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Negociações do Brexit arrancam em janeiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião