CMVM suspende ações do BPI

O regulador do mercado de capitais decidiu suspender a negociação das ações do banco no dia em que se realiza a assembleia geral que poderá abrir a porta à OPA.

O BPI BPI 0,00% foi suspenso de negociação. Tal como já tinha acontecido na anterior assembleia geral, também desta vez a CMVM decidiu travar a negociação dos títulos do banco no dia em que os acionistas votam a desblindagem dos estatutos. O levantamento dessa proteção abre a porta ao sucesso da OPA.

“O Conselho de Administração da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) deliberou (…) a suspensão da negociação das ações do Banco BPI”, refere o regulador em comunicado. Esta suspensão manter-se-á “até à divulgação de informação relevante sobre o emitente”, acrescenta.

Esta quarta-feira, 21 de Setembro, realiza-se a assembleia geral de acionistas do banco em que será votada a desblindagem dos estatutos da instituição. Essa desblindagem deverá ser aprovada. Manuel Violas, o CEO da HVF, afirmou, em entrevista à Antena 1 e Negócios, que esse é o cenário mais provável.

A administração do BPI enviou para Luanda uma proposta que permite resolver o impasse da desblindagem de estatutos e o problema da exposição excessiva a Angola. Em comunicado enviado à CMVM, o banco revelou que propôs ceder o controlo do BFA a Isabel dos Santos para superar a questão da desblindagem dos estatutos.

Esta assembleia geral deverá permitir que a OPA lançada pelo CaixaBank prossiga. A instituição catalã ofereceu 1,113 euros por cada ação do BPI, mas com o pressuposto de que o limite dos direitos de voto (de 20%) caísse. Os títulos do BPI encerraram a última sessão a valer 1,091 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CMVM suspende ações do BPI

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião