“Se trabalho der bons frutos será apresentado aos acionistas”, diz Ulrich

O presidente executivo do BPI diz que a situação do banco é boa e que está a trabalhar para que a corrida ao Novo Banco "dê bons frutos". Só depois haverá decisão dos acionistas.

Fernando Ulrich, presidente executivo do BPI, afirmou que a entidade que lidera está a trabalhar junto do Fundo de Resolução no processo de venda do Novo Banco e que só depois vai haver uma decisão dos acionistas.

“Temos o plano da gestão do banco, depois temos o plano dos acionistas e o trabalho que estamos a fazer com o Fundo de Resolução é um trabalho da gestão do Banco BPI e é um trabalho que, se der bons frutos, será apresentado aos acionistas e depois nessa altura se vê”, afirmou aos jornalistas o responsável à margem da entrega do Prémio BPI Seniores, em Lisboa.

Ulrich tinha sido questionado sobre a eventual oposição do seu maior acionista, o catalão CaixaBank – que tem em curso uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre a totalidade do capital do BPI -, à compra do Novo Banco.

O gestor não se quis alongar em comentário, apontando para o acordo de confidencialidade que assinou para ter acesso aos dados do Novo Banco.

“O BPI assinou um compromisso de confidencialidade para ter acesso a informação sobre o Novo Banco, o que denota algum interesse, mas como assinamos esse compromisso, não podemos fazer comentários sobre o processo do Novo Banco”.

Sobre a atualidade do BPI, que viveu uma disputa acionista que parece ter sido ultrapassada com a desblindagem dos estatutos aprovada na última reunião magna de acionistas, Ulrich mostrou otimismo.

A situação do banco está muito boa e sempre esteve ao longo deste tempo. Este processo complexo e intenso que vivemos desde dezembro de 2014, com a decisão do Banco Central Europeu (BCE) sobre a exposição do BPI a Angola, que depois determinou todas as várias complexidades que conhecem, nunca perturbou a atividade do banco”, assinalou.

E destacou: “Conseguimos todos – os acionistas, a gestão e os colaboradores do banco – que funcionássemos em dois planos. Havia o plano das questões regulatórias, que tínhamos que resolver, e havia o plano das questões acionistas, mas nem um nem outro perturbaram o funcionamento do banco. Agora, continuamos o nosso trabalho, a melhorar o banco”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Se trabalho der bons frutos será apresentado aos acionistas”, diz Ulrich

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião