Vai nascer a segunda maior produtora de aço

  • Ana Luísa Alves
  • 21 Setembro 2016

A fusão entre a Baosteel e a Wuhan Iron e Steel criará a segunda maior empresa siderúrgica do mundo.

A Baosteel e a Wuhan Iron e Steel (WISCO) anunciaram esta terça-feira uma fusão que criará uma empresa com ativos no valor de 93.300 milhões de euros. Esta passará a ser a segunda maior empresa mundial na produção do aço, tendo apenas à sua frente a ArcelorMittal.

A WISCO anunciou esta terça-feira a decisão à Bolsa de Shangai, onde ambas as empresas estão cotadas, num comunicado a que o ABC teve acesso. O plano, já aprovado pela autoridade reguladora das empresas estatais chinesas no fim de agosto, precisa apenas da autorização do Conselho de Estado Chinês, antes do fim deste mês, para avançar.

Está previsto que o sétimo produtor mundial de aço, a Baosteel, emita novas ações para trocar pelos títulos da empresa WISCO. Esta última, que nos últimos anos registou algumas quebras no lucro, vai converter-se numa subsidiária da Baosteel.

A capacidade de produção da fusão das duas empresas será de aproximadamente 60 milhões de toneladas anuais, com ativos no valor de mais de 93.300 milhões de euros (700 mil milhões de iuans), superando assim a rival Hebei Iron e Steel, a maior produtora de aço chinesa, e aproximando-se da maior produtora mundial, a ArcelorMittal, com sede no Luxemburgo.

A fusão das duas empresas em causa acontece no momento em que se dá uma restruturação da indústria siderúrgica na China. A intenção do Governo de Pequim é reduzir a capacidade de produção de aço atual para um valor entre 100 e 150 milhões de toneladas por ano até 2020.

A restruturação levada a cabo encurtará a capacidade de produção de aço da Baosteel em 9,2 milhões de toneladas em três anos, enquanto a WISCO reduzirá a sua produção, só este ano, em 4,42 milhões de toneladas, refere o grupo de media chinês Caixin, citada pela ABC.

Editado por Mónica Silvares

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vai nascer a segunda maior produtora de aço

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião