Desemprego no Brasil supera população portuguesa

Os desocupados, como lhes chama o INE brasileiro, não param de subir este ano no Brasil. Número já superou o total da população portuguesa.

Portugal tem cerca de 10,5 milhões de habitantes. Acrescente-lhe mais um milhão e meio de pessoas e tem o número de desempregados no Brasil. Desde o início do ano que a taxa de desemprego tem subido por terras de Vera Cruz.

Existem 12 milhões de cidadãos sem emprego no Brasil, divulgou esta sexta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa de desemprego no trimestre terminado em agosto registou 11,8%. Em comparação com o registado no trimestre terminado em janeiro (9,5%), este valor tem demonstrado uma tendência de subida durante todo o ano.

Se olharmos para o período homólogo, no trimestre terminado em agosto de 2015 a taxa de desemprego estava em 8,7%. Comparando os valores nominais homólogos, o número de desempregados aumentou 3,2 milhões em apenas um ano.

A tendência de subida não deverá desacelerar: as previsões da OCDE para a economia brasileira apontam para uma recessão de 3,3% em 2016.

Editado por Mariana de Araújo Barbosa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Desemprego no Brasil supera população portuguesa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião