Centeno prepara lei para diminuir o malparado

  • Rita Atalaia
  • 10 Outubro 2016

O ministro das Finanças português diz que o Governo está a preparar leis que podem ajudar os bancos a venderem certos ativos, no âmbito de uma "abordagem abrangente" para resolver o crédito malparado.

Mário Centeno diz que o Governo está a preparar um pacote legislativo que vai ajudar os bancos a venderem certos ativos para resolverem o problema do malparado. A nova legislação permite que as instituições financeiras retirem mais valor da restruturação dos seus empréstimos.

“Estamos a preparar um pacote legislativo que permita aos bancos retirarem mais valor da reestruturação dos seus empréstimos”, disse o ministro das Finanças numa entrevista à Bloomberg.

Estamos a preparar um pacote legislativo que permita aos bancos retirarem mais valor da reestruturação dos seus empréstimos

Mário Centeno, ministro das Finanças de Portugal

Centeno explica que “será mais fácil para os bancos venderem os ativos. O valor desses ativos também vai aumentar porque é mais flexível e fácil fazê-lo”.

Embora Portugal já tenha saído do programa de resgate em 2014, os bancos continuam a lidar com o problema do crédito malparado. Portugal está entre os seis países europeus com um rácio de crédito malparado que supera os 10%, de acordo com o Banco de Portugal.

O ministro diz ainda que estão a trabalhar na tentativa de retirar estes créditos dos balanços dos bancos. “Estamos a trabalhar numa solução com a condição de não envolver ajuda estatal“, refere. “O veículo deve ser detido sobretudo pelos bancos e pelo setor privado”, esclarece Centeno, acrescentando que o Governo vai começar a discutir esta questão com a Comissão Europeia durante o mês de outubro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Centeno prepara lei para diminuir o malparado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião