Rússia preparada para congelar ou cortar produção de petróleo

  • Rita Atalaia
  • 10 Outubro 2016

A maior exportadora de energia do mundo está disposta a congelar ou mesmo cortar a produção de petróleo em cooperação com a OPEP. Putin diz que está pronto para apoiar decisão do cartel.

A Rússia está disposta a considerar congelar ou mesmo cortar a produção de petróleo em cooperação com a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP). O Presidente russo, Vladimir Putin, diz que espera que o cartel consiga chegar a acordo sobre os limites da produção e que a Rússia está preparada para apoiar esta decisão.

Em declarações no Congresso Mundial da Energia, Putin diz que a Rússia vai continuar a ser uma fornecedora de energia de confiança. Os ministros de alguns dos maiores países produtores de petróleo estão reunidos esta semana na Turquia para discutirem formas de pôr fim a dois anos de excesso de crude no mercado.

Ainda há muito trabalho pela frente até à próxima reunião da OPEP, a 30 de novembro. Os detalhes ainda estão por definir, inclusive de que forma é que os cortes serão distribuídos pelos vários países ou se os produtores fora do cartel vão cooperar. A Rússia prefere congelar a produção nos atuais níveis recorde do que cortá-la, diz o ministro da Energia russo, Alexander Novak, esta segunda-feira.

A Rússia injetou 11,2 milhões de barris por dia até outubro, superando o recorde do mês passado de 11,1 milhões de barris.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rússia preparada para congelar ou cortar produção de petróleo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião