4 livros que os alunos de Harvard – e você – têm de ler
É longa a lista de livros obrigatórios da Havard Business School, mas o ECO escolheu quatro para você ler.
A Harvard Business School é considerada uma das melhores universidades de negócio e economia do Mundo. Uma escola reputada é também uma escola onde a bibliografia é cuidadosamente escolhida para que os alunos leiam os livros mais completos. O ECO dá-lhe sugestões para as suas leituras até ao final do ano, mas pode consultar a lista completa de livros aqui.
1. A Country Is Not A Company
O autor é um Nobel e, a ideia, mais importante do que parece só ao ler o título. Paul Krugman, economista que ganhou o prémio Nobel em 2008, lançou no ano a seguir “A Country Is Not A Company”. No livro, Krugman argumenta que os empresários têm de perceber as diferenças entre as políticas económicas numa escala nacional e internacional e a estratégia de negócio à escala de uma só empresa. O argumento do economista é que a realidade de um Estado é mais do que um sistema fechado. Já a dos empresários é mais aberta e cheia de possibilidades. Este é o livro lido pelos alunos da cadeira Negócio & Relações Governamentais.

2. No One Understands You And What To Do About It
Na economia, um dos ingredientes mais importantes é a psicologia. Sabendo isso, a psicóloga social Heidi Grant Halvorson escreveu um livro em que explica o porquê de muitas vezes a nossa mensagem ser mal compreendida por quem nos ouve ou lê. Em “No One Understands You And What To Do About It”, a autora explica que técnicas podemos usar para resolver esse problema de comunicação. O objetivo do livro é ajudá-lo a evidenciar a sua persona e a atingir autenticidade.
3. The Leadership Code: Five Rules To Lead By
O que faz de um líder bom? A questão já lhe deve ter surgido e é constante na mente dos empresários ou empreendedores de todo o mundo. Os autores Dave Ulrich, Norm Smallwood e Kate Sweetman entrevistaram vários presidentes executivos de empresas, académicos e consultores, para tentar responder a essa questão. O livro é o resultado das respostas dos entrevistados, mas não só: há um foco claro e simples nas necessidades que um líder tem no quotidiano. O objetivo final com “he Leadership Code: Five Rules To Lead By” é chegar ao código que descodifica a boa liderança.
4. Just Start: Take Action, Embrace Uncertainty, Create The Future
Tal como o título sugere, o livro é sobre empreendedorismo e toda a incerteza que paira sobre um negócio que ainda está a começar. A palavra de ordem é continuar e nunca desistir, referem os autores Leonard A. Schlesinger, Charles F. Kiefer e Paul B. Brown. Num mundo em que não conseguimos planear ou adivinhar o caminho para o sucesso, como é que consegue alcançar os seus objetivos importantes? A pergunta é o mote do livro e o primeiro conselho é simples: comece. O livro assume-se assim como uma espécie de guia para alcançar os seus objetivos, sejam profissionais ou pessoais.
Editado por Mariana de Araújo Barbosa.
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