4 livros que os alunos de Harvard – e você – têm de ler

É longa a lista de livros obrigatórios da Havard Business School, mas o ECO escolheu quatro para você ler.

A Harvard Business School é considerada uma das melhores universidades de negócio e economia do Mundo. Uma escola reputada é também uma escola onde a bibliografia é cuidadosamente escolhida para que os alunos leiam os livros mais completos. O ECO dá-lhe sugestões para as suas leituras até ao final do ano, mas pode consultar a lista completa de livros aqui.

1. A Country Is Not A Company

O autor é um Nobel e, a ideia, mais importante do que parece só ao ler o título. Paul Krugman, economista que ganhou o prémio Nobel em 2008, lançou no ano a seguir “A Country Is Not A Company”. No livro, Krugman argumenta que os empresários têm de perceber as diferenças entre as políticas económicas numa escala nacional e internacional e a estratégia de negócio à escala de uma só empresa. O argumento do economista é que a realidade de um Estado é mais do que um sistema fechado. Já a dos empresários é mais aberta e cheia de possibilidades. Este é o livro lido pelos alunos da cadeira Negócio & Relações Governamentais.

Press point following the "Industrial Competitiveness: challenges, opportunities and the role of policy in difficult times" high level conference: Paul Krugman, Professor at the University of Princetown and Nobel Prize winner for Economics
Paul Krugman, economista norte-americano. Créditos: © European Union , 2015 / EC – Audiovisual Service© European Communities , 2009 / EC - Audiovisual Service

2. No One Understands You And What To Do About It

Na economia, um dos ingredientes mais importantes é a psicologia. Sabendo isso, a psicóloga social Heidi Grant Halvorson escreveu um livro em que explica o porquê de muitas vezes a nossa mensagem ser mal compreendida por quem nos ouve ou lê. Em “No One Understands You And What To Do About It”, a autora explica que técnicas podemos usar para resolver esse problema de comunicação. O objetivo do livro é ajudá-lo a evidenciar a sua persona e a atingir autenticidade.

3. The Leadership Code: Five Rules To Lead By

O que faz de um líder bom? A questão já lhe deve ter surgido e é constante na mente dos empresários ou empreendedores de todo o mundo. Os autores Dave Ulrich, Norm Smallwood e Kate Sweetman entrevistaram vários presidentes executivos de empresas, académicos e consultores, para tentar responder a essa questão. O livro é o resultado das respostas dos entrevistados, mas não só: há um foco claro e simples nas necessidades que um líder tem no quotidiano. O objetivo final com “he Leadership Code: Five Rules To Lead By” é chegar ao código que descodifica a boa liderança.

Harvard business school

4. Just Start: Take Action, Embrace Uncertainty, Create The Future

Tal como o título sugere, o livro é sobre empreendedorismo e toda a incerteza que paira sobre um negócio que ainda está a começar. A palavra de ordem é continuar e nunca desistir, referem os autores Leonard A. Schlesinger, Charles F. Kiefer e Paul B. Brown. Num mundo em que não conseguimos planear ou adivinhar o caminho para o sucesso, como é que consegue alcançar os seus objetivos importantes? A pergunta é o mote do livro e o primeiro conselho é simples: comece. O livro assume-se assim como uma espécie de guia para alcançar os seus objetivos, sejam profissionais ou pessoais.

Editado por Mariana de Araújo Barbosa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

4 livros que os alunos de Harvard – e você – têm de ler

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião